Equipa leonina subiu nas preferências numa sondagem realizada para o JN e ultrapassou as águias, mas a diferença é muito curta. Viktor Gyokeres sem rival na questão sobre o melhor jogador.
Corpo do artigo
O resultado do estudo de opinião realizado no final de março pela Pitagórica para o JN, O Jogo, TSF, TVI e CNN Portugal sobre o campeonato português trouxe uma mudança em relação aos meses anteriores no que diz respeito ao favoritismo dado pelos inquiridos no contexto da luta pelo título. Ao contrário do que aconteceu em janeiro e fevereiro, desta vez a “pole-position” é do Sporting, com ligeira vantagem sobre o Benfica.
Numa altura em que os dois rivais lisboetas estão empatados no topo da tabela, com 65 pontos, a sete jornadas do fim (e ainda com um confronto direto, marcado para a penúltima ronda, na Luz), 37% das pessoas responderam que os leões irão conquistar o título, enquanto 35% disseram que serão as águias a festejar. A nove pontos dos dois clubes lisboetas, em igualdade com o Braga, o F. C. Porto só recolheu 3% das preferências.
Nos meses anteriores, mesmo quando estava atrasado em relação ao Sporting na corrida ao primeiro lugar, o Benfica liderou esta sondagem (em fevereiro teve 44% dos votos, contra 29% do clube de Alvalade), mas agora o equilíbrio é muito maior, com ligeira vantagem leonina.
Rui Borges também a subir
No que diz respeito à questão sobre o melhor treinador do campeonato, Bruno Lage voltou a ser o mais votado (26%), mas o técnico do Benfica também teve uma quebra nas últimas semanas (36% em fevereiro), ao contrário de Rui Borges. O treinador do Sporting foi o preferido de 19% dos inquiridos, tendo recebido mais 6% dos votos do que em fevereiro. Martín Anselmi, técnico do F. C. Porto, surge no terceiro posto (2%), mas lidera na questão relacionada com o treinador que tem o lugar mais em perigo: 24% dos inquiridos responderam que serão os dragões os próximos a mudar de treinador, seguidos do Benfica (9%) e do Sporting (4%).
Quanto ao melhor jogador do campeonato, não há grandes dúvidas. Líder constante nas sondagens anteriores, o leão Viktor Gyokeres recolheu 24% das preferências e não tem concorrência à altura, sobretudo tendo em conta a descida do benfiquista Di María, que praticamente não jogou no último mês devido a uma lesão. O segundo da lista é agora Francisco Trincão (5%), extremo do Sporting, seguido de Pavlidis, avançado do Benfica (3%) e de Diogo Costa, guarda-redes do F. C. Porto (2%).