Centenas de adeptos do Antuérpia causaram, esta segunda-feira à noite, distúrbios na zona da Ribeira do Porto. Forte dispositivo policial monitoriza adeptos belgas.
Corpo do artigo
O F. C. Porto recebe, nesta terça-feira, o Antuérpia em jogo da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Centenas de adeptos do clube belga já estão no Porto e, nesta noite de segunda-feira, começaram por concentrar-se em bares do centro da Invicta, tendo depois dispersado em diferentes grupos para várias zonas da cidade. Na zona da Ribeira, terão derrubado mesas e cadeiras de alguns estabelecimentos. Alguns proprietária, apurou o JN, ao aperceberem-se da chegada de "largas centenas" de adeptos belgas, encerram as portas.
Pelas 23 horas, a PSP continuava no local, mas a situação estava mais calma. Os donos dos estabelecimentos que estavam a funcionar foram aconselhados a fechar para ajudar à desmobilização dos adeptos.
Cerca da meia noite, havia um forte dispositivo policial na Praça de Guilherme Gomes Fernandes, junto ao bar Bonaparte, no centro da cidade. A PSP cercou um grupo de adeptos do Antuérpia e começou a revistá-los, tendo os belgas começado a dispersar.
O trânsito está cortado nas imediações, nomeadamente, na rua de Ceuta e rua de José Falcão.
O dispositivo policial conta com diferentes equipas da PSP, como o Corpo dI intervenção, Equipa de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) e “spotters”, elementos que acompanham as claques mais perigosas para os jogos.
Incidentes na Bélgica deixam PSP de prevenção
Recorde-se que, no jogo da primeira mão, a 25 de outubro, registaram-se momentos de grande tensão no Estádio Bosuil, após a vitória do F. C. Porto, por 4-1. A claque da equipa belga atravessou toda a bancada central para tentar atacar os adeptos portistas e a polícia de choque teve mesmo de usar um canhão de água para evitar confrontos.
Em comunicado, embora não se tenha referido em concreto as medidas relacionadas com os belgas, a PSP alertou para o reforço da segurança em redor do Estádio do Dragão, com o objetivo de “garantir a ordem pública” e as “condições necessárias para a realização do jogo”.
A “monitorização” e o “acompanhamento” dos adeptos das duas equipas também estão previstos, com a PSP a sugerir que a “deslocação para o estádio seja feita com antecedência”, aconselhando ainda a “utilização preferencial dos transportes públicos” por parte dos adeptos.
Sem lotação esgotada, o Dragão deve registar uma assistência a rondar as 40 mil pessoas.