Fãs do campeão escocês já estão em força no centro de Braga. Antes da Páscoa, restauração agradece bónus.
Corpo do artigo
Liga Europa No mítico edifício da Arcadia, na Praça da República, em Braga, já se sente o ambiente típico dos grandes jogos internacionais na Cidade dos Arcebispos. A equipa arsenalista recebe hoje o Rangers, em jogo da primeira mão dos quartos de final da segunda prova europeia de clubes e o movimento na região é bem superior ao normal.
Quis a coincidência que a anterior visita do Rangers à "pedreira", no Carnaval de 2020, fosse o último grande jogo em Braga, antes da pandemia. Dois anos depois, com a Páscoa à porta, o comércio e a restauração como que vivem uma espécie de antecipação da Semana Santa. "São duas semanas de muita afluência e trabalho. Agora são escoceses, para a semana serão espanhóis e brasileiros", refere Mário Pereira, gerente do emblemático Café Vianna. O empresário garante que o negócio está a correr muito bem e a adesão dos adeptos britânicos, sobretudo na esplanada, não deixa dúvidas. "Isto é bom para a cidade inteira. Da outra vez correu bem e, para já, não nos podemos queixar", acrescenta o responsável que, por questão de princípio, prefere não adiantar estimativas de venda de álcool.
Confiança na vitória
Mesmo ao lado do "Vianna", António Gean Paolo, gerente do Caffé Italy, não está tão otimista. "Esperava mais gente! A esta hora [meio da tarde] só vendi um barril de cerveja. Há dois anos, no dia do jogo, vendi 35! Amanhã [hoje], se vender dez barris já será bom", avalia.
À entrada do café, um cartaz avisa que cada cerveja custa quatro euros, mas o preço não assusta. "Está tudo bom! O tempo, a bebida... Falta ganhar!", atira Mark Munro, 51 anos, que espera que o Rangers leve de Braga vantagem para Glasgow. "Vencer 2-1 já será bom. A equipa está a dever-nos isso, depois da derrota com o Celtic", lembra.
O amigo Mark Smith, 51 anos, concorda: "Já cá estivemos há dois anos. Braga é uma cidade bonita e a cerveja está ótima", frisa, sorridente.
William McLoughlin, 62 anos, outro adepto do Rangers, viajou de propósito dos Países Baixos. "Venho pelo convívio, mas sempre é melhor ir embora com uma vitória (risos). O Braga é uma excelente equipa, mas acho que vamos vencer", disse, confiante.