A Associação de Futebol do Porto voltou a afirmar-se como a entidade com maior número de emblemas certificados no país, ao registar 258 clubes na época 2024/25. Este número representa um aumento de 37 clubes em relação à temporada passada, consolidando um crescimento de 16,7%.
Corpo do artigo
Este processo de certificação começou há sete temporadas e tem registado uma evolução positiva, até porque em 2018/19 apenas existiam 23 clubes certificados.
Além de liderar o número de certificações, a A. F. Porto também está no topo de todas as tipologias de candidatura: futebol masculino e feminino; futsal masculino e feminino. No primeiro constam 157 clubes (mais 22 do que na temporada anterior); no segundo, 34 (mais 13); no terceiro, 55 (mais quatro); no quarto, 12 (menos dois).
No geral, a entidade portuense tem uma taxa de certificação de 94,9%, até porque dos 272 clubes que iniciaram o processo esta época, 258 conseguiram concluir o processo de certificação em pelo menos um dos níveis atribuídos.
"É com enorme orgulho que vemos, mais uma vez, a A. F. Porto destacar-se a nível nacional como a associação com maior número de entidades certificadas. Este crescimento sustentado é o reflexo do trabalho sério, da dedicação dos nossos clubes e da aposta contínua na formação, organização e qualidade. Estamos certos de que este caminho continuará a reforçar o prestígio do futebol e futsal do nosso distrito. Parabéns a todos os que contribuíram para este marco histórico", adiantou presidente da A. F. Porto, José Manuel Neves.