Ciclista da AP Hotels-Tavira-Farense vence segunda etapa e assume a liderança da geral.
Corpo do artigo
Afonso Silva (AP Hotels-Tavira) foi o homem do dia na segunda etapa do 13.º Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, vencendo isolado em Trancoso, após uma exibição sólida e estratégica que lhe valeu, também a liderança da corrida
O corredor natural de Odemira, que com este êxito retirou a camisola amarela a Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Credibom), mostrou-se forte nas rampas finais e inteligente na gestão do esforço, destacando-se nos derradeiros quilómetros.
Com a vitória, o ciclista da equipa algarvia, de 25 anos, passa a envergar a liderança da corrida, agora com uma vantagem de 26 segundos sobre Pedro Silva e 32 segundos sobre o até então líder, Emanuel Duarte (Credibom-LA), vencedor da etapa inaugural em Belmonte, que passa para terceiro.
Esta segunda jornada, com partida em Mêda e chegada a Trancoso, num total de 141,1 quilómetros, teve um início bastante animado. As primeiras montanhas do dia e várias metas bonificadas serviram de palco para sucessivas tentativas de fuga, num pelotão sempre ativo e agressivo.
O ritmo foi alto desde cedo, com destaque para Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler), que venceu a primeira contagem de montanha, e para o trio formado por Miguel Salgueiro, Afonso Silva e André Ribeiro, que animou grande parte da tirada.
Pedro Pinto (Efapel) foi o primeiro na meta volante de Trancoso, já com a frente da corrida bastante fraturada. A parte decisiva deu-se na última subida, onde Afonso Silva e Pedro Silva se isolaram, formando uma dupla que parecia destinada a discutir a vitória.
No entanto, a superioridade do corredor do Tavira foi evidente e a separação surgiu de forma natural a cinco quilómetros da meta.
Atrás, Adrian Bustamante (Gi Group-Simoldes-UDO) aproveitou a quebra de Pedro Silva para ultrapassá-lo e assegurar o segundo lugar do dia, e deixando o ciclista da Anicolor no terceiro lugar do dia, mas em segundo da geral.
A classificação da montanha viu alterações, mas Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) manteve-se entre os primeiros após o bom desempenho no dia anterior.
Esta sexta-feira, o pelotão continua no centro do país para disputar a terceira etapa, com partida em Condeixa e chegada a Vila Nova de Poiares, numa extensão de 140,8 quilómetros. O traçado mantém o perfil irregular e poderá favorecer movimentações,