Depois das emoções do clássico e de uma reviravolta pintada a verde e branco, na Liga, os três grandes viram as atenções para a maior competição por clubes do Mundo. A quinta jornada da fase de grupos até pode valer, imediatamente, três bilhetes lusos para os oitavos de final da Champions, mas os cenários para as eventuais festas não são os mesmos.
Corpo do artigo
Após o triunfo no Dragão, que lhe permitiu aumentar para seis pontos a vantagem no topo do campeonato, o Benfica é o primeiro a entrar em campo. Ainda invicta na temporada, a equipa de Roger Schmidt recebe amanhã (20 horas) a Juventus com a certeza que um triunfo basta para cumprir o objetivo principal e mesmo um empate pode chegar, caso, no outro encontro da noite, o Maccabi Haifa não cometer a proeza de vencer no terreno do PSG, que divide o comando do Grupo H com a formação portuguesa.
As águias não dependem de terceiros para fazer a festa, algo que não se aplica, pelo menos para já, ao F. C. Porto. A equipa de Sérgio Conceição joga, depois de amanhã (17.45 horas), na Bélgica, frente ao já apurado Club Brugge que, recorde-se, gelou o Dragão com uma goleada (0-4) na segunda jornada. Um triunfo azul e branco mantém, com toda a certeza, a equipa da Invicta no segundo lugar do Grupo B, mas o apuramento só será celebrado esta semana caso, no outro encontro, o Atlético de Madrid não vença o Bayer Leverkusen. Caso os colchoneros triunfem - independentemente do que o F. C. Porto fizer no seu jogo -, a decisão ficará adiada para a última jornada, quando os portistas receberem os espanhóis.
No Grupo D, as duas derrotas consecutivas com o Marselha deixaram o Sporting numa situação mais complicada e a verdade é que a quinta jornada pode valer o céu ou o inferno aos leões. Um triunfo no terreno do Tottenham, aliado a um empate entre Frankfurt e Marselha, leva a equipa de Ruben Amorim aos oitavos, mas um desaire verde e uma vitória francesa na Alemanha acabam com o sonho, sendo que a presença na Liga Europa ficará sempre em aberto.
Cinco clubes já com bilhete para a fase a eliminar
A duas jornadas do final da fase de grupos, cinco clubes já garantiram a presença nos oitavos. Nápoles (Grupo A) e Bayern (Grupo C) têm um pleno de triunfos até agora e contarão com a companhia, na próxima fase, de Club Brugge (B), Real Madrid (F) e Manchester City (G). Além destes emblemas, Liverpool (A) Inter de Milão (C) e Borussia Dortmund (G) estão a apenas um empate de garantir o mesmo objetivo. O Barcelona (C), por seu lado, corre o risco de falhar os oitavos de final pela segunda temporada consecutiva.