
Vitória e Benfica defrontaram-se este sábado
Miguel Pereira/Global Imagens
Encarnados desinspirados apenas fizeram um remate à baliza e raramente criaram perigo. Onda de vitórias chega ao fim diante de um adversário destemido e que causou problemas.
Ao 14º jogo, o Benfica averbou o primeiro dissabor da época, ao empatar em Guimarães, sem golos, num jogo em que as águias foram uma sombra do que mostraram esta temporada, praticamente impotentes no ataque, com apenas um remate à baliza. O V. Guimarães, embalado por uma coreografia pré-jogo, que mostrava momentos marcantes no ano de centenário, foi uma equipa elétrica e destemida, criando muitas dificuldades ao líder da Liga.
Roger Schmidt disse, na antevisão ao jogo, que era preciso reaquecer a máquina e voltar a ligar os motores do Benfica. Ora, talvez seja preciso um mecânico porque o acelerador dos encarnados raramente funcionou e a equipa fez uma das exibições menos conseguidas da época, sem intensidade e poder de fogo. No primeiro tempo, as águias foram incapazes de ganhar o meio-campo e os inúmeros passes falhados permitiram ao V. Guimarães chegar à área adversária com perigo. Nélson da Luz foi um dos mais desconcertantes no ataque, em movimentos velozes.
Com um Vitória mais perigoso, mas sem chances claras de golo para ambas equipas, a segunda parte começou da pior forma. Aos 57 minutos, um dos membros do banco do Benfica recusou-se a devolver a bola a um apanha-bolas e um segurança teve de intervir. Pouco depois, Florentino parece tocar no pé de André André dentro de área e, apesar de parecer falta, Rui Costa nada assinalou. E o VAR também não alertou o árbitro. Aos 71 minutos, o juiz marcou grande penalidade por suposta falta de Vlachodimos a Safira mas, após revisão no VAR, recuou na decisão.
Perto do final, em tom de desespero, Schmidt lançou o defesa Brooks no ataque, mas o central adaptado colecionou mais faltas do que lances de perigo. Num jogo em que falhou discernimento e capacidade ofensiva ao Benfica, após a paragem para as seleções, as águias continuam na liderança do campeonato, mas têm agora o F. C. Porto e o Braga a três pontos. Agora na quarta-feira têm um exigente teste com o PSG, na Champions.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/78771/m/11933/jn/c3afd8a30ce4ede30706764275fbf49b?autostart=false
