Empatado no topo da classificação com o Sporting, o Benfica visita depois de amanhã o Estádio do Dragão, para defrontar o F. C. Porto, num jogo em que poderá isolar-se na frente, mas que, na teoria, constitui um dos testes mais exigentes na luta pelo título, sobretudo devido às dificuldades que ali costuma sentir.
Corpo do artigo
Numa jornada que pode ajudar a clarificar as contas na corrida ao primeiro lugar, um eventual triunfo do Benfica servirá de garantia à equipa encarnada de que o Sporting, que só recebe o Braga na segunda-feira, não fugirá na liderança.
O clássico do Dragão tem condimentos para ser um excelente espetáculo, antecipado com a consideração já feita pelo presidente André Villas-Boas de que se trata do “jogo da época” para a equipa de Martín Anselmi.
Teoricamente afastada do título, pois está a nove pontos do duo da frente, ainda assim a equipa portista tem muito a mostrar no clássico, dado que o adversário é sempre especial e ela própria precisa também de fugir ao Braga, na luta pelo terceiro posto.
A visita do Benfica, que na época passada foi goleado no Dragão por 5-0, será uma hipótese de desforra para o F. C. Porto, que na primeira volta perdeu (1-4) na Luz, ainda com Vítor Bruno no banco. Um desejo que deverá estar presente na mente portista, numa receção inusitada ao velho rival, face ao desnível pontual.
Refira-se ainda que, em 21 anos de existência do Estádio do Dragão, o Benfica só ali venceu por quatro vezes para o campeonato, a última das quais há duas temporadas (1-0).
Calendário
Sporting-Braga
Sport TV1
Segunda-feira às 20.45 horas
O Sporting receberá o Braga no dia seguinte ao clássico do Dragão, logo percebendo a situação do Benfica, com quem está a disputar o título. O mesmo se aplica aos guerreiros, que estão empatados com o F. C. Porto no terceiro lugar. Apesar de estar num bom momento – nove vitórias nos últimos 11 jogos –, o Braga tem sentido dificuldades em Alvalade, onde foi goleado nas últimas três visitas, sempre por 0-5. Na primeira volta, o jogo também foi doloroso para o Braga. A dez minutos do fim vencia por 2-1 e perdeu por 2-4.
V. Guimarães-Santa Clara
Sport TV1
Amanhã às 20.30 horas
O sexto da tabela recebe o quinto classificado do campeonato, num diálogo europeu em que os vitorianos, a jogar em casa, vão tentar reduzir de quatro para um ponto a distância para os açorianos. À partida, só a quinta posição garante acesso às pré-eliminatórias da Liga Conferência, daí a importância deste duelo. Em caso de triunfo, o Santa Clara, que já venceu por 1-0 na primeira volta, cava uma distância de sete pontos para a equipa minhota, margem que depois será muito difícil de anular, nas seis jornadas restantes.
Gil Vicente-Moreirense
Sport TV2
Domingo às 15.30 horas
Dérbi minhoto especialmente relevante para o Gil Vicente, que, a jogar em casa, poderá dar sequência à vitória na última jornada frente ao Boavista (3-1) e afastar-se ainda mais dos lugares de play-off. Para César Peixoto, técnico gilista, será também a oportunidade de reencontrar a equipa que dirigiu na primeira metade da época. Atualmente no décimo lugar, com 32 pontos, o Moreirense, em caso de triunfo, dissipa as últimas dúvidas quanto à permanência. Na primeira volta, os cónegos venceram por 3-2, após terem estado a perder por 0-2.
AVS-Estoril
Sport TV1
Hoje às 20.15 horas
Após três derrotas seguidas, este jogo é crucial para o AVS, que está no 16.º lugar, a posição de play-off. Já o Estoril, que é nono, com 36 pontos e a permanência selada, tentará voltar aos triunfos, depois de quatro jogos de jejum.