
Encarnados procuram somar os primeiros pontos na Liga dos Campeões
Foto: Tiago Petinga / Lusa
Dois últimos e sem pontuar, tentam salvaguardar chances de ainda chegarem ao play-off. Encarnados, que só perdem na UEFA, medem forças com neerlandeses em crise.
Corpo do artigo
Sem margem para errar. O Benfica tem esta terça-feira em Amesterdão, frente ao Ajax, uma espécie de final, na luta por ainda garantir um lugar no play-off da prova milionária.
Com quatro derrotas noutros tantos jogos, a equipa de José Mourinho chega à quinta jornada com zero pontos, à semelhança dos neerlandeses. Um triunfo nos Países Baixos é primordial. O técnico encarnado continua a dizer que nove pontos poderão chegar para arranjar uma vaga no play-off de acesso aos oitavos de final, sendo que este jogo afigura-se como o menos complicado para sair do fosso, dado que o Benfica ainda terá de defrontar o Nápoles (casa), Juventus (fora) e Real Madrid (casa).
Sem derrotas nas provas domésticas, o Benfica joga na Champions debaixo do fantasma da eventual repetição do registo de 2017/18, em que ficou com zero pontos, na fase de grupos da competição milionária, averbando assim a pior participação de sempre. O modelo atual é diferente, até pelo número de jogos - oito em vez de seis -, mas, com meio caminho percorrido, não sair com três pontos dos Países Baixos será praticamente dizer adeus.
De momento, os encarnados, tal com o Ajax, estão a quatro pontos de Nápoles, Eintracht Frankfurt e Brugge, equipas que ocupam as últimas posições de play-off. Para ainda manter alguma esperança de apuramento para a fase seguinte, é primordial vencer no duelo entre os dois últimos e únicas equipas ainda a zero.
O Ajax tem tido um rendimento equivalente ao do Benfica e também já mudou de treinador. A equipa de Amesterdão teve apenas uma vitória nos últimos nove jogos (contando todas as competições), recebendo os vice-campeões lusos em plena crise.
Este jogo será o décimo confronto entre as duas equipas, com duas vitórias do Benfica, quatro derrotas e três empates. A última vez que se defrontam foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2021/22, com as águias a seguirem em frente, com um empate em casa (2-2) e uma vitória fora (1-0).
Em comum, os dois clubes têm ainda um passado bem mais positivo. O Benfica foi duas vezes campeão europeu nos anos de 1960. Já o Ajax arrebatou o troféu quatro vezes, três das quais nos anos de 1970.
Manu de volta e não está na comitiva para fazer turismo
Manu Silva está de volta aos convocados, mas José Mourinho descartou a utilização do médio de início, na partida de hoje. "O Manu não tem 90 minutos. Obviamente que não começa o jogo. Não vem para fazer turismo, nem para fazer número e bater palmas. Vem para poder jogar. Se tivermos necessidade, jogará", frisou o técnico do Benfica, acrescentando: "Ele ainda apresenta alguns condicionalismos. Mas pode jogar, a recuperação da lesão é total".
Foto: Mário Vasa
