O atleta português Alberto Paulo foi afastado da final dos 3000 metros obstáculos dos Jogos Olímpicos Londres2012, esta sexta-feira, ao terminar a primeira série das eliminatórias no 12.º lugar.
Corpo do artigo
Alberto Paulo, que caiu na transposição de um obstáculo, terminou a prova em 8.40,74 minutos.
A primeira série foi ganha pelo francês Mehiedine Mekhissi-Benabbad, com 8.16,23 minutos.
Para Alberto Paulo, o desejo era uma série rápida, a apontar para 8.15 minutos, que lhe permitisse sonhar com a repescagem para a final e eventualmente o recorde nacional (8.19,82, de Manuel Silva). O andamento até estava a ser favorável, mas a queda num obstáculo, aos 900 metros, condicionou o desempenho do português, que viria a terminar em 12.º na primeira série, com 8.40,74 minutos.
"Tentei chegar à frente mas é difícil, a queda magoou-me imenso, tenho três golpes na perna. Foi um erro meu, dei um toque no obstáculo com a perna de ataque e o espanhol [Angel Mullera] caiu em cima de mim. Creio que foi ele que me fez os três golpes com os bicos dos sapatos", contou o atleta do Benfica, que terminou no 31.º lugar geral.
Devido a uma lesão, Alberto Paulo não atingiu este ano a forma da época passada, em que obteve a melhor marca pessoal (8.22,41 minutos), e dificilmente conseguiria um lugar na final, mas a sua série, ganha pelo francês Mahiedine Mekhissi-Bennabad, vice-campeão olímpico em Pequim, com 8.16,23, abria boas perspetivas, porque foi mesmo a mais rápida.
Só faltou ver até onde poderia chegar o português, que se mostrou conformado com o azar: "Isto faz parte da competição. É a primeira vez que caio numa prova de obstáculos em 10 anos. Infelizmente aconteceu aqui".