A Alemanha conquistou, na sexta-feira, pela primeira vez o título olímpico de futebol feminino, ao derrotar na final do Rio2016 a Suécia por 2-1, em jogo disputado no estádio do Maracanã.
Corpo do artigo
Depois de sete títulos europeus, em oito edições, e de dois títulos mundiais, as germânicas chegaram finalmente ao ouro nos Jogos Olímpicos, nos quais tinham como melhor a medalha de bronze alcançada em Atenas2004, Pequim2008 e Londres2012.
A Suécia, que perdeu duas finais europeias e um título mundial para a Alemanha, só por uma vez tinha estado nas meias-finais olímpicas, tendo falhado a medalha de bronze para a sua rival de hoje, em Atenas2004.
Num jogo muito disputado, o nulo foi desfeito no arranque da segunda metade, através de um tento de Dzsenifer Marozsan, aos 48 minutos, tendo as germânicas ampliado aos 62, através de um autogolo de Linda Sembrant.
A Suécia, que no caminho para a final surpreendeu ao afastar dois dos grandes favoritos, os Estados Unidos, campeões em título, e o Brasil, apostado a ganhar o ouro em casa, não desanimou e voltou à discussão aos 67 minutos, por intermédio de Stina Blackstenius.
As nórdicas ainda dispuseram de várias situações para forçar o prolongamento, mas revelaram-se perdulárias.
No encontro de atribuição da medalha de bronze, o Canadá venceu o Brasil por 2-1.