A seleção anfitriã do Euro 2024 garantiu a presença na próxima fase da prova, após vencer a Dinamarca, por 2-0. O duelo de Dortmund ficou marcado por uma interrupção devido à trovoada e ao granizo e por um penálti, no mínimo discutível, que permitiu aos germânicos abrirem o marcador já na segunda parte.
Corpo do artigo
O duelo no Signal Iduna Park começou com festa germânica logo aos quatro minutos, quando o central Schlotterbeck cabeceou para o fundo das redes, mas o lance foi anulado devido a um bloqueio sobre um defesa dinamarquês.
A seleção germânica estava com a corda toda e fez brilhar Kasper Schmeichel, que assinou defesas extraordinárias após remates de Kimmich, Schlotterbeck e Havertz.
Os nórdicos resistiam como podiam e já depois de o jogo ter sido interrompido, durante 24 minutos, devido ao temporal que se abateu sobre Dortmund Havertz voltou a testar a atenção do guarda-redes adversário antes de a Dinamarca ameaçar seriamente a baliza de Manuel Neuer.
Já em cima do intervalo, a visão de Eriksen lançou Delaney, com o médio a servir Hojlund, mas o ponta de lança rematou contra o corpo do guarda-redes germânico.
A segunda parte começou com muita polémica. Aos 48 minutos Andersen deu vantagem à Dinamarca, mas o lance foi anulado por um fora de jogo milimétrico e, pouco depois, o mesmo Andersen voltou a ser protagonista no outro extremo do terreno.
Após um cruzamento da esquerda do ataque alemão, a bola tocou ligeiramente na mão do defesa dinamarquês – que estava muito perto do adversário – e o VAR alerto o árbitro que, depois de ver as imagens, assinalou grande penalidade.
Kai Havertz não perdoou na transformação do castigo máximo e, logo a seguir, falhou um chapéu a Schmeichel, enquanto Hojlund só não empatou para a Dinamarca porque, em excelente posição, rematou à figura de Neuer.
O lance foi, praticamente, o adeus da Dinamarca ao Europeu, já que aos 68 minutos um lançamento longo de Schlotterbeck isolou Musiala e o extremo assinou o 2-0.
Até ao final, a Alemanha perdeu várias oportunidades para chegar à goleada, mas o mais importante já estava garantido.