
Festa alemã no primeiro jogo do Euro
Foto: AFP
Vitória fácil da seleção alemã sobre a Escócia, por 5-1, em Munique, no jogo de abertura do Euro 2024
Corpo do artigo
A seleção alemã, anfitriã do Campeonato da Europa, começou muito bem a competição, ganhando tranquilamente à Escócia na partida que abriu o Grupo A.
Perante um adversário inofensivo, que entrou em campo apenas com vontade de segurar o nulo até onde fosse possível, os germânicos não demoraram a chegar ao golo. Aos 10 minutos, Florian Wirtz, estrela do Bayer Leverkusen e melhor jogador da edição deste ano da Bundesliga, fez o 1-0, após assistência do lateral Kimmich, num remate que o guarda-redes Gunn talvez pudesse ter travado.
A estratégia escocesa de defender o 0-0 ruiu num ápice e os alemães continuaram a atacar, chegando ao segundo golo com toda a naturalidade. Aos 19 minutos, Gundogan saiu-se com um passe magistral para Kai Havertz e este serviu o jovem Musiala, que fez o 2-0 com um disparo indefensável.
A meio da primeira parte, o árbitro francês Clément Turpin assinalou um penálti para a Alemanha que o VAR tratou de reverter (a falta sobre Musiala foi fora da área) e em cima do intervalo errou de novo, deixando seguir um lance em que Gundogan sofreu uma entrada duríssima dentro da área da Escócia. O VAR entrou de novo em ação e Turpin, depois de ver as imagens, assinalou grande penalidade, acrescida da inevitável expulsão do defesa Porteous. Havertz converteu e a partida ficou decidida.
No segundo tempo, os alemães não tiraram o pé do acelerador e chegaram ao 4-0 aos 68 minutos, num tiro à entrada da área de Fullkrug, que havia entrado pouco antes para o lugar de Havertz. O atacante do Borussia Dortmund voltou a marcar a seguir, mas o tento foi anulado por fora de jogo.
Aos 87 minutos, com alguma surpresa, a Escócia conseguiu reduzir, num lance de bola parada que culminou num autogolo do central Rudiger, mas a Alemanha ainda foi a tempo de chegar ao 5-1, por intermédio de Emre Can, em cima do apito final.
A primeira jornada do Grupo A completa-se no sábado, com a partida entre a Suíça e a Hungria, em Colónia (14 horas).

