Alex aproveitou a queda do irmão Marc, ambos a pilotar em casa, para subir ao topo da classificação de pilotos e colocou o seu nome na lista de vencedores de um Grande Prémio de MotoGP.
Corpo do artigo
A pilotar em casa, Alex Márquez (Ducati), estreou-se a triunfar numa prova de MotoGP, após ter conquistado o Grande Prémio de Espanha, em Jérez de la Frontera. Com o primeiro lugar, Alex subiu à liderança da classificação geral de pilotos, com mais um ponto que o irmão Marc (Ducati), que caiu na terceira volta e terminou em 12.º.
Fabio Quartararo (Yamaha) largou da "pole" e aguentou a primeira posição até à 11.ª volta, quando foi ultrapassado por Alex Márquez, que dominou a corrida a partir daí, com Quartaro a acabar em segundo. O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) fechou o pódio.
Alex e Marc Márquez, os mais fortes da temporada até agora, tornaram-se nos primeiros irmãos a vencerem um Grande Prémio. O português Miguel Oliveira (Yamaha) continua lesionado, sendo que deve estar apto para a próxima corrida em França.