Portugal conquistou este domingo a Liga das Nações frente à Holanda, no Estádio do Dragão, e os Aliados pintaram-se de verde e vermelho para receber a equipa.
Corpo do artigo
Gonçalo Guedes inscreveu este domingo o nome na história do futebol português. O avançado marcou o golo que deu o triunfo frente à Holanda e a Liga das Nações à equipa de Fernando Santos, depois de já ter conquistado o Euro 2016 há três anos.
10995447
No final da partida, Cristiano Ronaldo levantou o troféu para lembrar pouco depois que, apesar da boa forma, não é eterno. Mas os portugueses podem ficar descansados, já que o craque prometeu o tão indesejado adeus para daqui a muitos anos.
Em nome da seleção, todos os meus companheiros, presidente, treinadores, um obrigado muito grande, pois sem vocês isto não era possível. Com o apoio com a Suíça e hoje, sentimos a vossa força e energia. Muito obrigado, pessoal
10995391
Depois da festa no relvado do Dragão, seguiu-se a festa com os adeptos na Avenida dos Aliados. Eram cerca das 23.30 horas quando o grupo subiu à varanda da câmara municipal do Porto, iluminada com as cores de Portugal e com milhares de adeptos à espera para cantar com a equipa.
10995209
Mais uma vez, Cristiano Ronaldo voltou a comandar e, de microfone em punho, agradeceu o apoio dos adeptos e fechou a noite a cantar o hino.
é impressionante, lindo, estou emocionado
1137857174330327040
"Vamos cantar todos... 'campeões, campeões, nós somos campeões", começou por desafiar o madeirense, que assumiu o papel de mestre de cerimónias, levando os milhares de presentes ao delírio, festejando o triunfo por 1-0 sobre a Holanda, na final no Estádio do Dragão.
Cristiano Ronaldo congratulou-se com a sua primeira festa nos Aliados -- "é impressionante, lindo, estou emocionado" -- e, "em nome da seleção", agradeceu o calor humano que o grupo sentiu nestes dias de trabalho no Porto.
10995412
"Em nome da seleção, todos os meus companheiros, presidente, treinadores, um obrigado muito grande, pois sem vocês isto não era possível. Com o apoio com a Suíça e hoje, sentimos a vossa força e energia. Muito obrigado, pessoal", disse.
Seguiu-se o treinador Fernando Santos, que agradeceu o entusiasmo em torno da seleção, dedicando a taça a todos os que ali celebravam: "Viva o Porto, viva Portugal".
10995326
O microfone passou também pelo marcador do único golo, Gonçalo Guedes, que elogiou a equipa e o público, o mesmo sucedendo com Pepe -- "representar o país é para todos algo único" -, mais habituado ao palco da festa, neste caso ao serviço do FC Porto.
10995310
Fernando Gomes, presidente da federação, também teve direito a tempo de antena ao microfone, exacerbando a "felicidade" pela conquista da Liga das Nações.
O hino finalizou a cerimónia, que durou menos de 15 minutos, mas foi intensa, com o grupo a recolher rapidamente ao autocarro da seleção e desaparecer na noite, sendo brindada por milhares no seu trajeto na Invicta.
Os Aliados continuam em festa com música, comes e bebes, celebrações vigiadas de perto por forte contingente policial.