Álvaro Fernández no Benfica: da promessa em Madrid ao sonho de Manchester com CR7 à mistura
O Benfica contratou Álvaro Fernández, lateral esquerdo espanhol, por empréstimo com opção de compra ao Manchester United. O jovem foi promessa no Real Madrid, mudou-se para Inglaterra para experimentar novos desafios e acabou por assistir Cristiano Ronaldo num treino.
Corpo do artigo
Álvaro Fernández é o novo lateral esquerdo do Benfica. O número 3 com que vai jogar na camisola tem um peso importante, uma vez que pertencia a Grimaldo, de quem os benfiquistas devem ter muitas saudades. Este jovem de 20 anos começou a jogar muito cedo no Racing de Ferrol, da Corunha, onde nasceu, tendo ganho o gosto pelo futebol ao ver o irmão mais velho a jogar.
Aos nove anos passou para o Deportivo da Corunha e jogava como avançado, dada a elevada estatura. Admitiu uma vez que chegou a marcar 100 golos nas camadas jovens. Foi convertido, no entanto, a lateral esquerdo e revelou que o que custou mais ao início era "correr para trás". "Agora defendo-me atacando. Considero-me um jogador físico, rápido e com bom toque de bola. Acho que o meu pé esquerdo é o que me torna um jogador diferente", disse, ao jornal Marca.
Em 2017, mudou-se para o Real Madrid, longe da família e conquistou o campeonato em três anos consecutivos, dos sub-15 aos sub-17. "Tinha um contrato em cima da mesa para renovar com o Real mas não quis e decidi ir para Manchester sem saber nada, sem a minha família e ir para uma cultura diferente. Saí de Madrid quando era um miúdo", revelou, ao The Athletic, explicando que achava que teria poucas oportunidades na equipa principal madrilena. Mal sabia que no Manchester United também não as ia ter.
Em Inglaterra chegou para jogar nos sub-18 para rapidamente passou para os sub-23, onde até ganhou o prémio de jovem do ano. "Manchester é completamente diferente de Madrid. Vives com profissionais, vais tomar o pequeno almoço e vês o Marcus Rashford", acrescentou.
Foi em Manchester que mudou o nome com que joga, algo que pode ter confundido os benfiquistas. Em 2020/21 jogava com Carreras, apelido da mãe. Mas a inscrição na Youth League colocou-o como Fernández, apelido do pai. Agora, no Benfica, regressou ao original.
Quando foi convocado para a equipa principal, já com Ralf Rangnick, treinou com Cristiano Ronaldo. "Goza muito comigo porque tenho o cabelo comprido. No outro dia tive a sorte de ficar na equipa dele no treino e marcou um golo com uma assistência minha. Tem a idade que tem e é um portento físico incrível, não há quem acompanhe aquele ritmo. Passa o dia no ginásio. É uma loucura, um privilégio aprender todos os dias com os melhores. Passei de jogar com eles no FIFA [videojogo] para treinar e brincar com eles", explicou, à Marca.
Foi emprestado ao Preston, onde jogou a maior parte da época como ala num sistema de cinco defesas, tendo apontado seis assistências. Explicou, ao The Athletic, que em Madrid era só "atacar e atacar", mas que em Inglaterra melhorou muito no aspeto defensivo, apesar de ter sempre maior propensão ofensiva.
No início da presente época, foi informado pelo Manchester United que o treinador Erik ten Hag não contava com ele. Assim, decidiu regressar a Espanha e foi emprestado ao Granada, com objetivo de "somar minutos e melhorar".
Agora, é a nova cara da ala esquerda do Benfica, que nem Jurásek nem Bernat conseguiram corresponder às expectativas. Álvaro Fernández Carreras espera ser quem vai fazer esquecer Grimaldo.