Álvaro Pereira (F. C. Porto) deu ao Uruguai a vitória ao sobre o México, por 1-0, e o peruano André Carrillo (Sporting) deu o triunfo ao Chile com um auto-golo, na terceira jornada do Grupo C da Copa América de futebol.
Corpo do artigo
No encerramento da "poule", os uruguaios, com Maxi Pereira, Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez a titulares, venceram, por 1-0, graças ao golo do defesa lateral dos "dragões", aos 14 minutos, e marcaram encontro com a Argentina, segunda do Grupo A, nos quartos de final da competição.
"Agora começam os jogos de vida ou de morte, o verdadeiro campeonato", afirmou o seleccionador do Uruguai, Oscar Tabárez, admitindo que o embate com os anfitriões "será dificílimo".
No outro jogo do grupo, o Chile, sem o lesionado "leão" Matias Fernandez, bateu o Peru, sem Alberto Rodriguez e com Carrillo nos últimos 14 minutos.
O avançado que o Sporting contratou ao Alianza Lima acabou por resolver o jogo no último minuto do encontro, "traindo" o guarda-redes peruano Salomón Libman e acabando por conferir justiça no resultado, com o Chile a garantir o apuramento como um dos melhores terceiros.
"A minha avaliação é muito boa, creio que o Chile merecia estar no primeiro lugar do grupo", afirmou o seleccionador chileno, Claudio Borghi, salientando que para "ser campeão há que ganhar a todos".
Também o seleccionador do Peru elogiou a prestação da formação chilena, confiando que esta derrota confira benefícios no futuro.
"É bom perder para aprender. Não gosto de perder, mas o rival fez mais enquanto teve a bola. Creio que a selecção do Chile é a que melhor gere a posse de bola na América do Sul", frisou Sergio Markarian.
Nos quartos de final da Copa América, Argentina e Uruguai vão lutar por um lugar nas meias-finais, no único encontro já definido, enquanto o Chile aguarda o segundo classificado do Grupo B e a Colômbia o melhor terceiro das "poules".
Na última jornada do Grupo B, o Brasil defronta o Equador, enquanto a Venezuela já garantiu a presença nos "quartos", independentemente do resultado que obtiver hoje frente ao Paraguai. Apenas Bolívia e México já estão fora da prova, enquanto a Costa Rica ainda sonha com a qualificação.