União de Leiria e Vitória de Setúbal, equipas da Liga principal, protagonizaram as grandes surpresas da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao caírem frente a adversários das divisões amadoras.
Corpo do artigo
A União de Leiria foi ao terreno do Alcochetense, quinto classificado da Série E da III Divisão, perder por 2-1. A equipa de Manuel Cajuda chegou ao intervalo a vencer, com um golo de Diego Gaúcho, mas a equipa da margem sul do Tejo deu a volta ao resultado na segunda parte, com golos de Djão e Luís Costa.
O Vitória de Setúbal, que estreou o guarda-redes internacional português Ricardo, também teve vida difícil no terreno do Mirandela, nono posicionado da zona Norte da II Divisão, e saiu derrotado por 1-0, graças a um golo solitário de Paulo Roberto, logo aos cinco minutos.
No Minho, o Vitória de Guimarães, finalista vencido da Taça de Portugal na última temporada, apanhou um grande susto frente aos alentejanos do Moura, mas acabou por resolver a eliminatória no prolongamento, ao vencer por 2-1.
A equipa de II Divisão adiantou-se no marcador aos 20 minutos, por Henrique Gomes, e esteve muito perto de eliminar o Vitória, porque o empate só chegou em cima do final do tempo regulamentar, por Soudani. Novo golo do avançado argelino, aos 116, garantiu a passagem da formação de Rui Vitória à próxima ronda.
O Rio Ave, último classificado da Liga principal, também esteve perto de dizer precocemente adeus à Taça de Portugal, mas conseguiu anular uma vantagem de dois golos do Sousense, líder da série B da III Divisão, e resolveu o encontro no prolongamento, com um triunfo por 5-2.
Chico e Paulinho deixaram Vila do Conde em "choque", quando colocaram a formação forasteira com uma confortável vantagem no marcador, mas Kelvin e Pateiro refizeram a igualdade e levaram o jogo para os 120 minutos. No prolongamento, Tomas bisou e Kelvin voltou a marcar.
Académica e Paços de Ferreira também seguem em frente na prova, ao eliminarem Oriental e Desportivo de Chaves, equipas da II Divisão, ambos por 1-0.
No único encontro entre equipas do campeonato principal, o Nacional foi ao terreno "emprestado" do Feirense vencer por 1-0, com um golo de Todorovic, e carimbou a passagem à quarta eliminatória.
A próxima ronda joga-se para 20 de Novembro.