Na final, disputada esta segunda-feira no Jamor, os amarantinos bateram o V. Setúbal (3-0) e conquistaram o primeiro título da história.
Corpo do artigo
O Amarante impôs-se ao Vitória de Setúbal e à superioridade no jogo juntou a superioridade no resultado, com a vitória na grande final do Campeonato de Portugal a ficar encaminhada ainda na primeira parte.
Elias e Miguel Barandas marcaram aos 28 e 37 minutos, respetivamente, e o 2-0 arrastou-se quase até ao apito final. Apesar de as duas equipas terem criado situações para acrescentarem mais golos ao marcador, só Miguel Barandas voltou a marcar aos 90+5.
Os amarantinos, campeões da Zona Norte, continuaram por cima depois do intervalo, enquanto os sadinos, campeões da Zona Sul, não foram capazes de chegar ao golo que os relançaria na luta pela vitória.
Com mais de 10 mil espectadores no Estádio Nacional, o Amarante, comandado pelo também amarantino Renato Coimbra, conquistou o primeiro título da história e sucede ao Atlético como campeão do quarto escalão do futebol português.
Para além de Amarante e V. Setúbal, também São João de Ver e Lusitânia dos Açores garantiram a subida à Liga 3.