Paulinho e Scamacca marcaram os golos do empate entre os leões e a Atalanta. Amorim abdicou de Gyokeres e de Hjulamand na primeira parte.
Corpo do artigo
Sporting e Atalanta empataram (1-1) em Alvalade, na primeira mão dos oitavos-de-final, com golos de Paulinho e de Scamacca, e tudo ficou em aberto para o segundo jogo, agendado para dia 14, em Bergamo. A equipa italiana rematou mais, teve três bolas ao poste e ascendente na posse de bola, porém o leão soube organizar-se e acabou por garantir o resultado possível.
O onze escolhido por Ruben Amorim mostrou, de forma clara, que o campeonato é a prioridade ao deixar Gyokeres, Hjulmand e Nuno Santos no banco, e a fatura foi paga na primeira parte do jogo. É verdade que Paulinho marcou um excelente golo fruto de um remate seco aos 17 minutos, após ser lançado no lado esquerdo por Trincão, no entanto a vantagem foi apenas fogo de vista. A Atalanta, muito sólida no meio-campo e nas transições, respondeu de imediato e quase sempre de forma letal. No espaço de um minuto, Holm e Scamacca atiraram ao poste, a seguir Ederson e De Roon estiveram também muito perto de marcar.
Encostado às cordas, o Sporting , sem o pêndulo Hjulmand e a força da natureza Gyokeres, fazia o que podia para evitar o golo italiano mas o empate acabou mesmo por chegar num lance disparatado da defesa. Quaresma atrasou com lentidão a bola para Israel, que hesitou e deixou à mercê de Miranchuk, que fez um passe de morte para Scamacca. Antes do intervalo, o avançado, que já tinha marcado aos lisboetas na fase de grupos, esteve novamente perto do golo.
No banco, Amorim percebeu que o Sporting precisava de pesos-pesados para a segunda parte, deu ordem de entrada aos dois nórdicos, e o jogo reequilibrou. Gyokeres segurou a defesa contrária e Catamo quase marcou aos 52 minutos. No entanto, os transalpinos voltaram lentamente a pegar no duelo, cabendo a Lookman acertar no poste pela terceira vez para o seu conjunto. Pouco depois, foi a vez de Coates também atingir o ferro mas até ao fim a Atalanta teve sempre mais ascendente, porém o resultado foi justo. Na segunda mão, o Sporting tem de jogar com a carne toda no assador para chegar aos quartos.