Dragão garantiu "trono" nos duelos entre o quarteto da frente com a vitória na Luz. Chegar ainda ao título será feito inédito.
Corpo do artigo
Os azuis e brancos foram os grandes vencedores da jornada 27. O triunfo diante do Benfica permitiu encurtar a distância para o líder e manter as vantagens sobre o Braga e o Sporting. Fazendo as contas a uma Liga apenas entre os quatro primeiros classificados, com a vitória na Luz o F. C. Porto sagrar-se-ia campeão. De acordo com os resultados nos jogos entre este quarteto, os dragões fecham essas contas com 13 pontos, contra, até ao momento, cinco de Braga e Sporting e quatro do Benfica. Os três pontos conquistados na Luz tornam os portistas inalcançáveis.
No caso do Benfica, que soma três pontos contra o F. C. Porto e um com o Sporting, a equipa de Roger Schmidt pode, no máximo, chegar aos dez, caso vença o Braga em casa e os leões em Alvalade. Já os arsenalistas e o Sporting só podem atingir os oito pontos.
Frente aos rivais diretos, o F. C. Porto revelou-se o mais forte esta época, pelo que foi mesmo contra as ditas equipas "pequenas" que exibiu dificuldades e se distanciou tanto do topo da tabela. No total, foram 12 pontos perdidos contra Gil Vicente, Casa Pia, Santa Clara, Estoril e Rio Ave. Já o Benfica fez um percurso praticamente inverso, revelando, até agora, maior consistência frente a equipas de lugares inferiores e mostrando dificuldades contra os grandes: duas derrotas, um empate e uma vitória.
Agora, até ao final da época, os azuis e brancos têm uma tarefa difícil e inédita, caso seja concretizada. A sete jornadas do fim, nunca um segundo classificado conseguiu anular uma diferença de sete pontos para o líder e sagrar-se campeão. O máximo de pontos recuperados foram quatro, pelo F. C. Porto em 2012/13, com Vítor Pereira ao leme dos dragões e Jorge Jesus do Benfica.
Até ao fim do campeonato, o F. C. Porto tem, em teoria, um calendário mais acessível do que o Benfica, sendo os embates mais complicados contra o V. Guimarães, Arouca e Casa Pia. As águias têm a Champions pelo meio de desafios com o Braga e o Sporting. Para chegar ao título, os dragões têm de fazer o que tem sido mais difícil: ganhar aos "pequenos" e esperar por deslizes do Benfica.
Figura em destaque
Num grande jogo, Francisco Trincão foi a estrela do Sporting numa vitória difícil. Amorim criticou certos comportamentos da equipa - e com razão no aspeto defensivo do coletivo. Mas, no individual, Trincão brilhou e, com três golos, carregou a equipa.
Outros jogos
Arouca isola-se no quinto lugar
A vitória diante do Marítimo (1-0) permitiu ao Arouca ultrapassar o V. Guimarães e isolar-se no quinto lugar, que dá acesso às provas europeias. O conjunto de Armando Evangelista soma seis jogos sem perder e está perto de nova campanha histórica.
Vizela na melhor série de vitórias
Manuel Tulipa continua a fazer um bom percurso no Vizela. A equipa somou a terceira vitória seguida ao bater o Santa Clara (1-0), naquela que é a melhor série de triunfos da época. Os vizelenses estão a três pontos do V. Guimarães, sexto classificado.