O Benfica quebrou, quarta-feira, um jejum de 23 anos sem vencer em casa do F.C. Porto, ao derrotar os "dragões", por 25-23, no jogo que encerrou a 14.ª jornada do Campeonato Nacional de andebol.
Corpo do artigo
Os "dragões" ainda estiveram a vencer durante a primeira meia hora, mas o Benfica conseguiu a reviravolta, alcançando um feito que fugia aos benfiquistas há mais de duas décadas.
Numa primeira parte equilibrada, o F.C. Porto assumiu o comando logo nos primeiros minutos da partida e lá permaneceu até ao intervalo (12-10).
Apesar de pouco rematadoras, as equipas estiveram bastante bem a nível ofensivo, conseguindo conciliar isso com um bom desempenho no setor defensivo.
Para o lado dos "azuis e brancos", Gilberto Duarte e Pedro Spínola foram os mais eficazes nos primeiros 30 minutos, ao apontarem três golos cada um, enquanto que, para a formação benfiquista, Dário Andrade foi o marcador de serviço, ao apontar três.
Com a vantagem ao intervalo, o F.C. Porto vencia por dois golos e fazia uma exibição que em tudo levava a crer que iria tentar aumentar a vantagem no segundo tempo.
Quando a expetativa era para que o F.C. Porto mantivesse o nível exibicional e até alargasse a vantagem na segunda parte, o Benfica conseguiu dar a volta ao resultado logo após o intervalo, apresentando-se mais forte e consistente, não dando ao F.C. Porto oportunidade para reagir.
Os portistas apenas recuperaram a igualdade quando faltavam dez minutos para terminar, mas a força anímica já não permitia que muito mais fosse feito e o Benfica recuperou a vantagem, levando para a Luz os três pontos, que o coloca no primeiro lugar da classificação.