Portugal defronta esta sexta-feira (19.30 horas, RTP1) a poderosa Dinamarca, nas meias-finais do Mundial de andebol, naquele que será muito provavelmente o jogo mais importante da história da seleção portuguesa, que nunca tinha chegado a uma fase tão adiantada numa competição desta envergadura.
Corpo do artigo
A tarefa adivinha-se complicadíssima frente à tricampeã mundial e olímpica, a grande favorita da prova e que tem um lastro impressionante de estar há um ano sem perder qualquer jogo oficial. A última derrota remonta a 28 de janeiro de 2024, quando foi surpreendida na final do Campeonato da Europa pela França (33-31), mas após prolongamento.
A partir daí, o conjunto nórdico coleciona o importante registo de 22 vitórias consecutivas e com prestações dignas de registo no Mundial 2025, mesmo depois da estrela Mikkel Hansen ter colocado um ponto final na carreira. Basta só recordar que venceu a poderosa Alemanha, que deu inúmeros problemas a Portugal no jogo dos quartos de final, por uma diferença de dez golos (40-30), além de ter eliminado o Brasil, uma seleção em crescimento, por uma diferença de 12 golos (33-21).