O hat-trick de André Silva às Ilhas Faroé permitiu-lhe tornar-se no jogador português com mais golos na época em curso e ultrapassar Cristiano Ronaldo, capitão da seleção e figura do Real Madrid.
Corpo do artigo
O avançado do F. C. Porto está a tornar-se num caso sério de eficácia e em 25 minutos acabou por ser determinante no triunfo da equipa das quinas, por 6-0, confirmando o bom momento de forma já demonstrado ao serviço dos azuis e brancos. Nesta altura, soma dez golos, enquanto Ronaldo regista oito (três no clube e cinco na seleção) na contabilidade de uma temporada ainda em fase de arranque, mas já com indicadores claros de eficiência.
Até agora, André Silva tem seis golos com a camisola do F. C. Porto, cinco deles no campeonato e assinados diante do Rio Ave, Estoril, Boavista (dois) e Nacional. Frente aos canarinhos e aos axadrezados, revelou-se decisivo no alcance da vitória e fez jus ao estatuto de jogador de referência na frente de ataque do treinador Nuno Espírito Santo. O outro golo foi assinado diante da Roma, no Dragão, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e fez a equipa portista acreditar na passagem à fase de grupos da prova, que viria a ser confirmada, precisamente na capital italiana no encontro da segunda mão.
Formado nas camadas jovens do F. C. Porto, o jogador, de 20 anos, ampliou a estatística com a camisola da seleção portuguesa. Além do hat-trick às Ilhas Faroé, que colocou a equipa das quinas de novo a sonhar com o apuramento para o Mundial 2018, marcou ainda um golo a Andorra, no jogo de estreia a titular pela seleção principal. Não é, por isso, à toa que tem sido observado por vários emissários de grandes clubes europeus, entre eles o Arsenal, embora esteja seguro com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
A lista dos jogadores portugueses mais concretizadores dos principais campeonatos europeus é ainda composta por Hugo Vieira (Estrela Vermelha) com seis golos, seguido por Bernardo Silva (Mónaco), Flávio Paixão (Lechia Varsóvia) e Diogo Viana (CSKA Sófia), todos com cinco tentos. André Silva tem ainda mais golos do que outro talento do futebol mundial, o argentino Lionel Messi, pois o astro do Barcelona regista nove golos (oito pelo clube e um pela seleção). Ontem, o F. C. Porto anunciou que o jogador vai ser distinguido com o dragão de ouro revelação do ano.