A nadadora Angélica André apagou, este domingo, asegundo marca mais antiga da natação portuguesa na última jornada dos Campeonatos Absolutos de Portugal de piscina curta, marcada pelo terceiro recorde de Victoria Kaminskaya.
Corpo do artigo
Angélica André bateu o recorde nacional absoluto dos 800 metros livres, o segundo mais antigo da natação portuguesa, com a marca de 08.41,65 minutos.
A nadadora do Leixões, que agora detém os recordes absolutos dos 800 e 1500 metros livres em piscina curta e longa, retirou mais de quatro segundos ao anterior mínimo (08:45,91 minutos), que tinha sido estabelecido pela sportinguista Marta Ferreira, em dezembro de 2002.
A terceira e última jornada dos Campeonatos Absolutos de Portugal de piscina curta, que decorreram na Piscina do Clube Fluvial Portuense, testemunharam mais uma vez a hegemonia de Victoria Kaminskaya, que alcançou o seu terceiro recorde absoluto na competição.
A nadadora de origem russa, que há duas semanas esteve presente no Campeonato da Europa realizado em Chartres (França), nadou os 100 metros estilos em 01.03,28 minutos, melhorando a marca que tinha sido fixada em 2009 por Diana Gomes (01:03,32 minutos).
A internacional portuguesa estabeleceu novos mínimos nos 100, 200 e 400 metros estilos e foi a atleta com mais títulos individuais, ao vencer cinco provas (além das três de estilos, conquistou o ouro nos 50 metros mariposa e nos 200 metros bruços).
O outro recorde do dia foi registado pela estafeta masculina do Naval Amorense, composta por João Carlos Santos, Miguel Alves, Rafael Gil e Tiago Azevedo, que nadou os 4x100 metros livres em 03.29,42 minutos.
Os quatro nadadores bateram a anterior marca do escalão júnior, que pertencia ao FC Porto desde 1998.
No balanço da competição, a nível coletivo destaca-se o FC Porto, que totalizou 22 medalhas, (nove de ouro, sete de prata e seis de bronze), com a Amadora a ser uma próxima segunda com 21 medalhas (nove de ouro, sete de prata e cinco de bronze). No terceiro posto surge o Sporting, também com 21 medalhas (seis de ouro, oito de prata e sete de bronze).
No total, ao longo dos três dias dos campeonatos, foram batidos seis recordes nacionais absolutos e cinco do escalão júnior.