No dia em que CR7 comemora 37 anos, o JN encontrou 37 desafios que Ronaldo teoricamente ainda pode alcançar. Qualquer um deles é possível para um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos.
Corpo do artigo
O ano 38 depois de Cristiano Ronaldo começa hoje, ainda com o protagonista empenhado em fazer da idade um pormenor biológico. Aquele que passou as últimas duas décadas a um nível que só um certo argentino conseguiu acompanhar continua a treinar e a jogar como se estivesse obrigado a superar-se até à náusea. Dá vontade de lhe dizer "já chega", mas, por incrível que pareça, entre golos, troféus e jogos, ainda há um mundo inexplorado. No dia do 37.º aniversário, era fácil encontrar 37 razões para lhe dar os parabéns, mas o JN descobriu 37 motivos para CR7 não parar. O melhor ainda pode estar para vir.
1. Ganhar um Mundial
Ser campeão do Mundo de seleções é o único grande título que falta a Cristiano Ronaldo. O Mundial do Catar pode ser a última oportunidade para conquistá-lo.
2. Presença em cinco Mundiais
Se disputar o próximo Campeonato do Mundo Ronaldo entra num lote muito restrito de jogadores que disputaram cinco edições da prova. Ninguém disputou seis.
3. Goleador luso em Mundiais
O maior goleador português em Mundiais é Eusébio, que marcou nove golos em 1966. Ronaldo leva sete e precisa de mais três para superar o Pantera Negra.
4. 100 golos oficiais por Portugal
Dos 115 golos que Ronaldo tem com as quinas ao peito, 95 foram em jogos oficiais. O capitão português está a cinco de atingir o golo 100 por Portugal em jogos oficiais.
5. 196 internacionalizações
Já é o jogador europeu mais internacional (184), mas precisa de mais 12 para se tornar recordista a nível mundial e ultrapassar Soh Chin Ann, que fez 195 jogos pela Malásia.
6. Dez fases finais a marcar
A presença de Portugal no Mundial 2022 aproximaria Ronaldo de ser o primeiro jogador a marcar golos em 10 fases finais consecutivas de competições de seleções.
7. Recorde de Champions
Cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões, CR7 precisa de mais um troféu para subir ao topo da lista de jogadores que mais vezes ganharam a prova e igualar Gento.
8. Penta de golos na Liga dos Campeões
Maior goleador da Liga dos Campeões, Cristiano já assinou hat-tricks e póquers, mas nunca marcou cinco golos no mesmo jogo, algo que só dois jogadores conseguiram.
9. Golos em edições seguidas
Cristiano Ronaldo marcou golos nas últimas 16 edições da Champions, mas é Messi quem lidera, por marcar há 17. O português ainda pode igualar o argentino.
10. O mais velho a marcar
Ronaldo está mais perto de se tornar no jogador mais velho a marcar num jogo da Liga dos Campeões. Esse trono pertence a Totti, que marcou com 38 anos e 59 dias.
11. O mais velho a marcar na final
Com 37 anos, o jogador português já pode vir a ser o jogador mais velho a marcar numa final da Champions e superar Maldini, que marcou com 36 anos e 333 dias.
12. Vencer por três clubes
Seedorf é o único futebolista que venceu a Champions com três camisolas diferentes. Para se juntar a esse feito, CR7 teria que deixar o Manchester United.
13. Recorde de hat-tricks
Para já, Cristiano Ronaldo divide o trono com Messi. Ambos já conseguiram oito hat-tricks na Liga dos Campeões, o que quer dizer que mais um isolará um deles no topo.
14. Passar Van Nistelrooy
Dos 140 golos que CR7 leva na Champions, só 21 foram pelo Manchester United. Para superar o recordista Ruud Van Nistelrooy (35) precisa de marcar mais 15.
15. Superar Mohamed Salah
Até 2018, CR7 tinha o recorde de mais golos (31) numa edição da Premier League, mas o egípcio marcou 32 e fixou um novo máximo. CR7 ainda pode reaver o que já foi seu.
16. Apanhar David Beckham
Beckham ainda domina neste particular, tendo marcado 15 golos de livre direto na Premier League. Ronaldo leva 11 e precisa de quatro para se juntar à glória inglesa.
17. A desfeita a Dennis Law
Com 46 golos em 1963/64, Dennis Law ainda é o jogador do United que mais marcou na mesma época. Se há alguém capaz de o superar é Cristiano Ronaldo.
18. No top-3 com mais jogos
Alcançar os 1375 jogos de Peter Shilton talvez seja demais, mas Ronaldo pode chegar ao pódio dos jogadores com mais jogos na história. Precisa de mais 109 para igualar os 1213 de Rogério Ceni.
19. Mil jogos por clubes
Ronaldo também corre contra o tempo para chegar ao jogo 1000 por clubes. O português conta 920, divididos por Sporting, Man. United, Real Madrid e Juventus.
20. Marcar o golo 1000
Os 803 golos que marcou até hoje não só o colocam num pedestal, como também dão esperança a CR7 para alcançar o milésimo golo na carreira. "Só" faltam 197...
21. 500 golos em Ligas nacionais
Ronaldo chega aos 37 anos com 487 golos marcados em campeonatos nacionais e está perto de outro número redondo: a incrível marca de 500 golos nestas competições.
22. Golo 150 na Champions
É o maior goleador da história da Liga dos Campeões e os 140 golos já marcados na maior competição de clubes abrem portas a outro feito: o primeiro a chegar ao golo 150.
23. 150 golos de penálti
Em aberto está também a possibilidade de CR7 mostrar uma perícia ao alcance de poucos desde a marca de penálti. Já marcou 143 golos nestes lances e está perto dos 150.
24. 60 hat-tricks
Os 58 hat-tricks que Cristiano Ronaldo conseguiu até agora abrem boas perspetivas para alcançar outro número digno de respeito. Se marcar mais dois, chega aos 60.
25. 50 Hat-tricks por clubes
No que diz respeito a hat-tricks por clubes, Ronaldo e Messi estão empatados. Ambos têm 48 jogos e estão perto de alcançar os 50. Man. United e PSG agradeceriam.
26. 60 golos de livre direto
Cristiano está perto de atingir os 60 golos de livre direto. Até agora, contam-se 56 do português na sequência de bolas paradas concretizadas com remate direto à baliza.
27. 700 golos por clubes
Ronaldo já cheira a marca de 700 golos ao serviço de clubes. Até agora, o aniversariante marcou 688 vezes pelos quatro clubes que representou como profissional.
28. Golo 150 de cabeça
Dos 803 golos que tem, 139 foram marcados com recurso ao cabeceamento, uma arma que CR7 tem vindo a aperfeiçoar. Faltam 11 chegar aos 150 golos de cabeça.
29. A quinta bota de ouro
Melhor marcador da Europa em quatro ocasiões, Ronaldo só não tem mais Botas de Ouro do que Messi (6). Ganhar mais uma está longe de ser descabido.
30. Chegar às 250 assistências
Nem só de golos se faz uma das maiores carreiras do futebol. Ronaldo também tem sido decisivo com assistências e pode chegar às 250, assim junte mais 21 às 229 atuais.
31. Desempatar com Messi
A par de Messi, Cristiano é o jogador com mais golos marcados em finais de Campeonatos do Mundo de Clubes. CR7 precisa de mais um para chegar aos cinco e descolar.
32. Quinto Mundial de Clubes
Ronaldo é o futebolista que mais vezes ganhou o Mundial de Clubes, neste caso em igualdade com Toni Kroos. Se vencer outro, chegará aos cinco títulos e terá o recorde.
33. Voltar ao Sporting
Os sportinguistas sonham, o próprio Ronaldo e respetiva família não fecharam a porta. Regressar e encerrar a carreira de leão ao peito seria a cereja no topo do bolo.
34. Ser campeão português
Esse eventual regresso a Alvalade tornaria possível a concretização de outro objetivo que a saída precoce de Portugal impossibilitou. Ronaldo nunca foi campeão português.
35. Marcar ao Benfica
CR7 foi quase sempre feliz contra equipas portuguesas. Marcou a F. C. Porto e ao Sporting, mas o Benfica resiste-lhe como uma das equipas que o deixou sempre em branco.
36. Jogar com o filho
A longevidade de CR7 avança, ganha força a possibilidade de jogar com o filho Cristianinho. A mãe e a avó Dolores já disse: "Ver os dois juntos no Sporting era um sonho".
37. Chegar aos 40 títulos
Cristiano Ronaldo já festejou 33 títulos ao longo da carreira profissional. Mesmo com 37 anos, ainda vai a tempo de ganhar mais alguns e, quem sabe, chegar aos 40 troféus.