A terceira jornada aumenta a temperatura do campeonato 2022/23 com a realização do primeiro clássico da época. Depois do escaldante duelo de fevereiro, que terminou empatado a duas bolas e com cenas degradantes entre elementos das duas equipas dentro e fora do relvado, F. C. Porto e Sporting voltam a medir forças. A história favorece as ambições azuis e brancas, mas o equilíbrio tem crescido nos últimos anos.
Corpo do artigo
No registo dos 22 jogos disputados na Invicta, para o campeonato já neste século, o F. C. Porto tem maioria absoluta dos sucessos, com 14 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, registadas nas épocas de 2006/07 e 2015/16.
Sérgio Conceição assumiu o leme azul e branco em 2017/18 e somou três triunfos consecutivos contra o leão, em casa, nos três primeiros duelos para a liga portuguesa, registando, depois, duas igualdades contra o Sporting já sob o comando de Ruben Amorim: um nulo em 2020/21 e o 2-2 de fevereiro deste ano. O treinador já defrontou a equipa verde e branca por 18 vezes a partir do banco portista, contando sete vitórias, nove empates e duas derrotas, mas os números são bem melhores quando se tem em conta apenas os dez jogos disputados no campeonato. Conceição nunca perdeu contra o Sporting na principal competição nacional, mas empatou mais vezes (seis) do que ganhou (quatro).
Cinco pontos à mão
Um clássico à terceira jornada nunca será minimamente decisivo nas contas do título, mas a verdade é que o F. C. Porto pode conseguir, desde já, uma boa vantagem sobre um dos rivais. Os dragões venceram nas duas primeiras jornadas (Marítimo e Vizela), enquanto o Sporting começou o campeonato com um empate (3-3) em Braga, antes de vencer o Rio Ave em Alvalade. Assim, um eventual triunfo azul e branco deixará a equipa de Conceição com cinco pontos de vantagem e o leão com menos margem de erro na Liga portuguesa.
O melhor
O F. C. Porto só sabe vencer em 2022/23. Depois da conquista da Supertaça, os dragões bateram Marítimo e Vizela.
Marcano manteve a titularidade e foi decisivo no triunfo em Vizela, na segunda jornada.
O melhor Pedro Gonçalves está de volta: três golos em dois jogos.
O pior
A transferência de Matheus Nunes para o Wolves vem na pior altura para Ruben Amorim.
Paulinho, lesionado, falha o clássico e o Sporting terá de jogar com um ataque móvel.
Depois de ter sido titular nos três primeiros jogos da época, Namaso vai perder o lugar para Otávio.
A figura em destaque
Martim Tavares
Boavista
Avançado
18 anos
1 jogo / 1 golo
Uma estreia de sonho e para nunca mais esquecer. Com o Boavista empatado, em casa, frente a um Santa Clara reduzido a 10 unidades, Petit não hesitou e lançou, aos 64 minutos, Martim Tavares para o lugar do defesa Filipe Ferreira. A audácia do treinador das panteras não podia ter corrido melhor, já que o avançado, de apenas 18 anos, só precisou de dois minutos para se estrear a marcar na primeira aparição no campeonato português. Formado no F. C. Porto, rumou ao Bessa para jogar nos sub-19, pelos quais marcou 36 golos em 29 jogos. Promete.
Outras figuras
Bruno Varela
V. Guimarães
Guarda-redes
27 anos
2 jogos / 0 golos
O Vitória tem dois triunfos em outros tantos jogos e a eficácia defensiva tem sido o segredo do sucesso da equipa de Moreno Teixeira. Destaque para o guarda-redes e capitão de equipa, Bruno Varela, que já soma 180 minutos sem sofrer golos.
Artur Jorge
Braga
Treinador
50 anos
O início do campeonato tem sorrido aos guerreiros do Minho. Depois do empate (3-3) com sabor a vitória frente ao Sporting, a equipa de Artur Jorge foi a Famalicão vencer por uns claros 3-0 e alimenta o sonho dos adeptos em dar lutar aos três grandes.
Outros jogos
Braga-Marítimo
SPORT TV1
21/08 - 20.30 HORAS
A equipa de Artur Jorge chega à terceira jornada com uns confortáveis quatro pontos no bolso, registo que ganha ainda maior importância pelo facto de os guerreiros terem recebido o Sporting (3-3) e visitado o sempre complicado terreno do Famalicão, num dérbi minhoto que acabou em goleada (0-3) favorável aos forasteiros. A morder os calcanhares dos líderes, o Braga recebe uma das principais desilusões do campeonato até agora. Depois de uma excelente reta final em 2021/22, o Marítimo de Vasco Seabra ainda não pontuou, tendo perdido com o F. C. Porto, no Dragão, e com o Chaves, nos Barreiros.
Casa Pia-Boavista
SPORT TV1
21/08 - 15.30 HORAS
Depois do empate nos Açores e da derrota frente ao Benfica, em Leiria, o Casa Pia vai experimentar o terceiro estádio neste regresso à liga portuguesa. Pina Manique continua em obras e os gansos recebem o Boavista no Estádio Nacional ainda à procura da primeira vitória, que é algo que não tem faltado aos axadrezados. Apesar de ainda não poder utilizar reforços, Petit conduziu as panteras a dois triunfos consecutivos, conquistando Portimão na estreia e batendo o Santa Clara no Bessa.
Gil Vicente-Famalicão
SPORT TV1
22/08 - 20.15 HORAS
A meio do play-off de apuramento para a Liga Conferência, frente ao AZ Alkmaar, o Gil Vicente faz uma pequena pausa no sonho europeu para procurar o segundo triunfo no campeonato, após o sucesso frente ao Paços de Ferreira e da derrota em Arouca. No entanto, pela frente vai encontrar um Famalicão absolutamente sedento de pontos, já que a equipa de Rui Pedro Silva perdeu nas duas primeiras jornadas - no Estoril e em casa frente ao Braga. Os famalicenses poderão aproveitar o eventual desgaste gilista.
Estoril-Rio Ave
SPORT TV1
19/08 - 20.15 HORAS
O início da aventura de Nélson Veríssimo na equipa da linha tem tido altos e baixos - triunfo na estreia e derrota em Guimarães -, com os canarinhos a defrontarem o campeão da Liga 2 2021/22 na abertura da terceira jornada. Depois de um percurso brilhante para regressar ao convívio dos grandes, o Rio Ave entrou com o pé esquerdo na Liga, perdendo em casa contra o Vizela, desaire a que se seguiu novo resultado negativo, mas menos surpreendente: os vila-condenses perderam (0-3) com o Sporting, em Alvalade.
Portimonense-V. Guimarães
SPORT TV1
21/08 - 20.30 HORAS
Sofrer em casa e festejar fora. Tem sido este o percurso da equipa algarvia neste início de campeonato, já que após o desaire, em Portimão, frente ao Boavista, a formação de Paulo Sérgio reagiu com um triunfo claríssimo em Paços de Ferreira. Resta saber se a história se vai repetir à terceira jornada, sendo que o Vitória quer manter o registo 100% bem sucedido na liga portuguesa. Os minhotos foram eliminados da Liga Conferência, mas já somam seis pontos e ainda não sofreram qualquer golo.