Um mês depois de lá ter sido eliminado da Taça de Portugal, o F. C. Porto volta no sábado a Moreira de Cónegos, para tentar dar continuidade ao triunfo obtido da passada segunda-feira sobre o Estrela da Amadora.
Corpo do artigo
A equipa de Vítor Bruno está obrigada a ganhar para chegar, à condição, ao primeiro lugar da Liga, sabendo que, nesse cenário, terá sempre de esperar por deslizes dos rivais diretos para ficar na liderança, isto na jornada que antecede o dérbi entre Sporting e Benfica, em Alvalade. A jogar em casa, o Moreirense tem complicado imenso a vida aos três grandes na época em curso (para além do triunfo sobre os dragões na Taça, também já ganhou aos leões e empatou com as águias na Liga) e procurará manter a tendência com mais uma surpresa. Quanto aos portistas, um eventual triunfo no terreno da equipa minhota servirá igualmente para pôr fim a uma série de jogos seguidos sem ganhar fora, que vai em cinco. Desde a vitória no campo do AVS, a 28 de outubro, os azuis e brancos somaram três derrotas (Lazio, Benfica, Moreirense) e dois empates (Anderlecht e Famalicão) na condição de visitantes, ao longo de quase dois meses.
Outos jogos
Gil Vicente - Sporting
O leão enfrenta um duro teste em Barcelos, numa altura em que a vantagem no topo do campeonato está reduzida a um ponto depois do triunfo do Benfica no terreno do Nacional da Madeira. A equipa de João Pereira colocou um ponto final na série de quatro derrotas consecutivas e ruma ao Minho com dois triunfos, sofridos, na bagagem para defrontar um Gil Vicente que bateu o Farense e o Nacional nas duas últimas jornadas.
Santa Clara - Braga
O Estádio de São Miguel recebe um duelo que vale o quarto lugar da Liga, entre duas equipas a que não vivem o melhor momento. O Santa Clara vem de duas derrotas consecutivas - uma na Liga e outra para a Taça de Portugal -, enquanto o Braga somou duas igualdades para o campeonato e um desaire na Liga Europa nos últimos três jogos. Os açorianos têm dois pontos de vantagem sobre os minhotos.
V. Guimarães - Nacional
O Vitória de Guimarães visita a Choupana com uma certeza: em caso de triunfo, ganha pontos a, pelo menos, um dos rivais na luta pelo quarto lugar, dado que o Santa Clara e o Braga medem forças nos Açores. A equipa orientada por Rui Borges perdeu com o Benfica e empatou em Vila do Conde, enquanto o Nacional acertou calendário, ontem, mas não conseguiu evitar a derrota, em casa, frente ao Benfica.
Casa Pia - Arouca
O tranquilo Casa Pia recebe um Arouca a necessitar de pontuar.