Antigo avançado da seleção mexicana detido por suspeita de abuso sexual de menor
Omar Bravo, antigo jogador da seleção mexicana, foi detido sob suspeita do abuso sexual de uma menor e encontra-se em prisão preventiva a aguardar o julgamento. O caso terá começado em 2019, quando a alegada vítima teria onze anos.
Corpo do artigo
Omar Bravo, um histórico avançado do futebol mexicano, foi detido no México pelo Ministério Público do Estado de Jalisco, em Zapopan, no sábado, por suspeitas de abuso sexual agravado de uma menor, numa operação levada a cabo pela Promotoria de Justiça Adjunta de Investigação Especializada da Mulher, Meninas, Meninos, Adolescentes, Género e Família.
O jornal mexicano "SDP Notícias", que cita o "El Mural", dá conta que o ex-jogador mantinha uma relação de convivência com a menor, sendo que os abusos terão começado em 2019, quando esta teria onze anos.
A denúncia fala em "toques inapropriados e propostas de índole sexual" e as agressões teriam ocorrido numa casa, quando Omar Bravo terá aproveitado a ausência da mãe da menina e "teria conseguido silenciá-la com ameaças". As investigações presumem que tenha abusado da menor repetidamente nos últimos meses e aguarda-se agora mais detalhes para esclarecer todo o caso.
Segundo a mesma fonte, um dos motivos pelos quais levou ao mandado de prisão foi um vídeo captado pela jovem durante uma das agressões. Esta gravação já está nas mãos das autoridades e será crucial.
O antigo jogador de futebol encontra-se em prisão preventiva a aguardar pelo julgamento. Conforme o código penal mexicano, o antigo goleador arrisca uma pena de 20 anos de prisão.
Omar Bravo, de 45 anos, teve uma carreira de sucesso no futebol mexicano, com passagens, ainda, pelos Estados Unidos (Sporting KC, Carolina RailHawks e Phoenix Rising) e em Espanha, mais concretamente pelo Deportivo de Corunha. Decidiu pendurar as botas em 2020, ao serviço dos Leones Negros, do México.
No entanto, foi no Chivas Guadalajara que deu nas vistas, tornando-se, inclusive, no maior goleador da história do clube com 156 golos apontados em 400 jogos disputados.
Já pela seleção mexicana realizou 67 jogos, apontou 15 golos e esteve presente no Mundial de 2006.
Fiscalía Informa Fue detenido Omar "N", señalado por su presunta responsabilidad en abuso sexual infantil agravado. Fue capturado en un operativo de la Vicefiscalía en Investigación Especializada en Atención a Mujeres, Niñas, Niños y Adolescentes, Razón de Género y Familia pic.twitter.com/D7c2YMYrRG
- Fiscalía del Estado de Jalisco (@FiscaliaJal) October 5, 2025