Presidente do V. Guimarães, António Miguel Cardoso, confiante em boas prestações no campeonato e na Taça. Antigo treinador da equipa principal dos minhotos, Moreno Teixeira, foi homenageado na Gala Conquistadores e recebeu o Prémio Marinho Peres.
Corpo do artigo
A família vitoriana encheu o Centro Cultural Vila Flor para mais uma Gala Conquistadores, realizada no âmbito do 101.º aniversário do clube minhoto. Presidente, treinador e capitão manifestaram muita confiança que a época vai ser recheada de sucesso, numa noite em que Moreno Teixeira foi agraciado com o prémio Conquistador – Marinho Peres, em honra do técnico brasileiro, que faleceu na semana passada.
“Temos uma longa história, da qual muito nos orgulhamos, mas queremos mais e estamos a dar passos firmes nesse sentido”, afirmou António Miguel Cardoso à entrada para a gala. No dia em que se soube que o Moncarapachense é o primeiro adversário do Vitória na Taça de Portugal, o presidente dos minhotos traçou objetivos ambiciosos.
“Queremos acabar o campeonato numa posição que nos permita qualificar para as provas europeias pela terceira época consecutiva e é muito importante fazer um bom percurso na Taça, com todo o respeito pelo Moncarapachense. Passo a passo, acredito que é possível chegar à final do Jamor”, garantiu o líder vitoriano.
Já o treinador Paulo Turra elogiou a evolução do clube desde a altura em que foi atleta vitoriano e deixou um pedido aos adeptos. “Confiem no meu trabalho”, disse, enquanto André André também se dirigiu à massa associativa. “O grupo já está habituado [ao novo treinador]. Os adeptos estão connosco, nos bons e, sobretudo, nos maus momentos. São eles que nos fazem mais fortes, que nos levam para cima e que continue assim”, referiu o capitão.
"Dos melhores jogadores do campeonato"
Depois de se ter demitido do cargo de treinador na ressaca da eliminação da Liga Conferência, frente ao Celje no desempate por grandes penalidades, Moreno Teixeira, vitoriano de gema e atual técnico do Chaves, marcou presença na gala e recebeu um dos galardões da noite: o prémio Conquistador Marinho Peres.
"Não é fácil estar aqui, mas tenho de agradecer e partilhar este prémio. Agradecer a quem achou que eu o merecia e partilhá-lo com a minha equipa técnica: vocês sabem que fazem muito parte disto", afirmou Moreno, que recordou ter sido uma aposta pessoal de António Miguel Cardoso.
"Tenho, também, de agradecer ao presidente. Não foi fácil apostar num treinador que vinha da equipa B e sempre nos apoiou em todos os momentos. Faço ainda questão de dedicar este prémio a todas as pessoas que trabalhavam connosco diariamente e que nunca aparecem na televisão. E não posso esquecer os atletas, grandes profissionais, dos melhores jogadores que há no nosso campeonato", finalizou o atual treinador do Chaves.