António Morgado, da UAE Team Emirates, é o novo campeão nacional de contrarrelógio na categoria de elite, ao triunfar hoje no crono de 32,4 quilómetros disputado em Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
Na primeira participação na competição, o jovem colega de equipa de João Almeida completou o percurso em 32.32 minutos, contra os 32.49 de Ivo Oliveira, também da UAE Team Emirates, que terminou no segundo lugar.
A última posição de pódio foi para outro ciclista do pelotão internacional, o veterano Rui Costa, da EF Education-EasyPost, creditado, em 32.59 minutos.
O percurso, em redor do Europarque, era quase todo plano, endurecido por alguns pequenos topos e pelo vento.
António Morgado, que ainda é sub-23, era uma das grandes incógnitas da tarde, mas acabou por confirmar a excelente época internacional.
O ciclista das Caldas da Rainha admite que a sua "potência esteve descalibrada", numa "prova com muito significado, por se tratar do primeiro título nacional em Elites".
"Percebi que os meus números iam errados ao longo da prova e estava a ficar desmotivado com a potência, mas acabei por vencer", disse António Morgado.
O ciclista luso mostrou-se também "feliz" pela época que está a realizar.
"Estou feliz com a época que estou a fazer. O World Tour tem-me corrido bem em alguns momentos, outras vezes não, mas sinto-me bem. Tenho sempre as expectativas altas. Ninguém me consegue meter pressão, mas quero ser sempre melhor", frisou.
O seu colega de equipa, Ivo Oliveira, que terminou no segundo lugar, recorda o período difícil no final de maio, quando sofreu uma intervenção cirúrgica na mão direita, congratulando-se pelo regresso à competição.
"Estou muito satisfeito. Há 20 dias, estava no bloco operatório, não sabendo se ia competir nesta altura. Fiz o sacrifício de treinar, para estar aqui e concluir a prova em bom nível", afirmou.
Ivo Oliveira sublinhou ainda que António Morgado "merece imenso [o título] por tudo o que tem feito este ano".
"É um miúdo com muito talento e perder para ele deixa-me contente, porque ficou na equipa e ele foi o melhor", disse Ivo Oliveira.
Antes, Daniela Campos (Eneicat-CMTeam-Seguros Deportivo) venceu na prova de elite feminina. A jovem ciclista de 22 anos completou os 21,6 quilómetros do traçado em 30.50 minutos.
Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco Cycling Team) foi segunda e Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother-UK) completou o pódio.
Nos sub-23 masculinos, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) é o novo campeão nacional, depois de completar os 21,6 quilómetros em 27.41 minutos.
Seguiram-se na classificação Noah Campos (GI Group Holding-Simoldes-UDO) e Pedro Pinto (Efapel Cycling).