Comendador António Saraiva é o novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, anunciou, nesta sexta-feira, a Liga Portugal. A eleição intercalar realizou-se no auditório da arena do organismo profissional de futebol
Corpo do artigo
O Comendador António Saraiva foi eleito, por unanimidade, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, na sequência da eleição intercalar em Assembleia Geral ordinária, realizada nesta sexta-feira, no auditório da arena Liga Portugal, no Porto.
Candidato único, o Comendador António Saraiva, de 71 anos, é atualmente presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, consultor estratégico e especialista em corporate diplomacy e associativismo, área à qual dedicou mais de 40 anos ao longo de vida.
Entre 2010 e 2023, foi presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), a associação empresarial de maior impacto e influência no nosso País, tendo igualmente ocupado o cargo de vice-presidente da BusinessEurope, a Confederação de Empresas Europeias que representa as principais confederações de 35 países europeus.
Ao nível académico destaca-se a atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), membro do Conselho de Curadores do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego), membro do Conselho Consultivo da Católica Porto Business School e membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pela qual foi também distinguido com o Doutoramento Honoris Causa.
Agraciado pelo presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante e, mais recentemente, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe de Mérito Industrial, António Saraiva tomou posse logo após ter sido conhecido o resultado da Eleição Intercalar, iniciando as funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal para o período remanescente do mandato correspondente ao quadriénio 2023-27.