A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal cancelou a entrega do prémio "Personalidade do Ano 2008" a Cristiano Ronaldo por falta de resposta do jogador.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) assinala que, desde que começou a atribuir o prémio em 1990, é a primeira vez que é cancelada a sua entrega, que se realiza anualmente no Casino Estoril.
A associação, que representa correspondentes dos meios de comunicação social estrangeira presentes em Portugal, "lamenta o acontecido, algo inédito nos quase 20 anos de história que tem este prémio".
O futebolista Cristiano Ronaldo foi eleito pelos jornalistas membros da AIEP como personalidade do ano 2008 "pelo trabalho na sua ainda curta carreira profissional, sendo um dos portugueses que mais está a contribuir na divulgação do nome de Portugal fora do seu país".
A direcção da AIEP adianta que, desde a eleição de Cristiano Ronaldo em Dezembro de 2008, "tem mantido contínuos contactos com a empresa que representa o jogador" e facilitou "a escolha da data para a cerimónia", por saber que "a agenda de um futebolista é complicada", mas, mesmo assim, não obteve resposta.
A associação recorda que entre os premiados já estiveram desportistas de elite e personalidades com uma agenda muito ocupada, mas que "sempre encontraram um tempo para partilhar com os correspondentes [da imprensa estrangeira] esta distinção".
O primeiro premiado como personalidade do ano (1990) foi o compositor e guitarrista Carlos Paredes, por ter projectado internacionalmente o som único da guitarra portuguesa.
Desde então, foram premiados os escritores José Saramago e Miguel Torga, o arquitecto Siza Vieira, o realizador Manoel de Oliveira, o actor Joaquim de Almeida, a fadista Mariza, os desportistas Fernanda Ribeiro, Luís Figo e Vanessa Fernandes e personalidades como Pinto Balsemão, Durão Barroso, António Mega Ferreira ou António Guterres, entre outros.
A presidente da AIEP, Belén Rodrigo, citada no comunicado, afirma que "foi pena nunca ter recebido umas palavras de agradecimento por parte de Cristiano Ronaldo".
"Os premiados anteriores sempre receberam este prémio com grande orgulho, servindo-lhes de estímulo para o futuro", observa.