Adeus a Jorge Costa com aplausos, guarda de honra, tarja dos Super Dragões e hino
O funeral de Jorge Costa realizou-se esta quinta-feira às 10.30 horas, na Igreja de Cristo Rei, no Porto. O dirigente e histórico ex-jogador do F. C. Porto morreu na terça-feira, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Acompanhe as cerimónias fúnebres ao minuto.
Corpo do artigo
15.26 horas
Clube agradece homenagens
"O Futebol Clube do Porto agradece a todas as pessoas e instituições a forma respeitosa e sentida como homenagearam, nos vários momentos, o lendário Capitão Jorge Costa. Cabe a cada um de nós a missão de honrar o seu legado e, aos portistas, fazer cumprir o destino deste Clube", escreveu o F. C. Porto no X.
13.33 horas
Vídeo: Lágrimas e aplausos na despedida a Jorge Costa
Veja aqui o vídeo do funeral de Jorge Costa na Igreja de Cristo Rei, esta quinta-feira de manhã.
12.46 horas
Figuras do futebol (e não só) à saída da igreja
Fotos: Igor Martins
12.15 horas
Villas-Boas no cemitério
O cortejo fúnebre chega ao cemitério de Agramonte debaixo de um enorme aplauso dos presentes. André Villas-Boas entra a pé, atrás do carro fúnebre. Foi na mesma rua que, no fundo, começou a última etapa de Jorge Costa no F. C. Porto, na sede de campanha de André Villas-Boas, que apostou no mítico número 2 como braço direito na Direção desportiva.
12.10 horas
Antigos jogadores recordam ídolo e amigo
Ricardo Carvalho: "Cresci muito com ele. Era um exemplo. Ajudou-me muito e aos jovens do F. C. Porto. Mas mais que o jogador convém lembrar o homem e lamento mesmo muito. Era um homem com H grande, foi um prazer jogar ao lado dele. O meu sonho era jogar na equipa principal do Porto e os meus ídolos eram o Jorge Costa, Fernando Couto e Aloísio."
Foto: Igor Martins
Gil, campeão do mundo de sub-20, com Jorge Costa, em 1991: "Jorge Costa foi quem nos deu segurança naquela defesa. Era um amigo, um irmão. Pena ter partido tão cedo. Era um bicho dentro de campo, um valentão, mas fora de campo era muito amável. Estamos a perder muitas referências do futebol português. Além do Jorge perdemos o João Oliveira Pinto."
Nuno Capucho: "O nosso capitão, custa-me dizer isto... os bons também vão. Só espero que tenha paz e esteja feliz onde está agora, como foi na vida. As pessoas têm de aproveitar a vida, divertirem-se, porque isto pode acontecer a qualquer um de nós."
12 horas
Enterro privado
Segue-se o enterrno no cemitério de Agramonte.
Foto: Igor Martins
11.53 horas
Guarda de honra, salva de palmas e hino
A urna com o corpo de Jorge Costa deixa a Igreja de Cristo Rei e é ladeada por uma guarda de honra formada por vários antigos companheiros de equipa como Vitor Baía, Luís Figo, Domingos Paciência, entre muitos outros. Ouve-se uma enorme salva de palmas e elementos dos Super Dragões detonam potes de fumo azuis e brancos, enquanto o caixão entra no carro funerário. Canta-se o hino do F. C. Porto.
Fotos: Igor Martins
11.35 horas
Liga decreta minuto de silêncio em homenagem
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional decretou hoje um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Costa, nos jogos compreendidos entre sexta e segunda-feira.
11.26 horas
Super Dragões estendem tarja no chão
A claque portista dos Super Dragões estendeu uma tarja em homenagem a Jorge Costa no chão, no local onde vai passar a urna até ao carro funerário.
Foto: Igor Martins
11.19 horas
Terminou a missa. Plantel portista aplaudido
A missa de corpo presente de Jorge Costa terminou por volta das 11.15 horas. À saída, o plantel portista foi aplaudido pela multidão nas imediações da igreja.
11.04 horas
Decorre a missa de corpo presente
Começou às 10.30 horas a missa de corpo presente do funeral de Jorge Costa. No fim, o corpo será levado para o cemitério de Agramonte, para uma cerimónia mais privada.
10.36 horas
Costinha: "Não é o último adeus"
"Pedi apenas ao Jorge e a Deus que guardasse uma cadeirinha para que, quando eu for ter com ele, possamos continuar as nossas jogatanas de cartas. Está muito recente as gargalhadas e as brincadeiras de domingo. Irei continuar a ter o Jorge na cabeça, não é o último adeus", disse Costinha, antigo jogador do F. C. Porto, em declarações à Sport TV.
10.15 horas
Baía e Proença no último adeus
Vítor Baía, Hélder Postiga, Bosingwa e Raul Meireles, Ricardo Costa, antigos jogadores do F. C. Porto e da seleção, Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e António Oliveira, antigo treinador azul e branco e selecionador nacional, chegaram ao local para prestarem a última homenagem a Jorge Costa.
Fotos: Igor Martins
10.13 horas
Glórias das águias chegam à igreja
Shéu Han e Nuno Gomes, antigas glórias das águias, também estão presentes na Igreja de Cristo Rei.
Foto: Igor Martins
10.11 horas
Lendas do futebol presentes
Fernando Couto, que "batizou" Jorge Costa como "Bicho", Luís Figo e Ricardo Carvalho, antigos companheiros do malogrado ex-jogador, estarão presentes no funeral, depois de não terem tido possibilidade de comparecer no velório. Ricardo Carvalho formou dupla com Jorge Costa no centro da defesa do F. C. Porto e é atualmente adjunto de Roberto Martinez na seleção.
Foto: Igor Martins
10.08 horas
Centenas de adeptos e Sérgio Conceição
Acompanhado com Luís Gonçalves, antigo administrador da SAD portista, o ex-treinador portista Sérgio Conceição, que ontem esteve no Estádio do Dragão a prestar homenagem a Jorge Costa, também chegou à igreja. Nas imediações, vão-se acumulando algumas centenas de adeptos.
Fotos: Igor Martins
10.02 horas
Plantel portista chegou à Igreja
O plantel portista e toda a estrutura técnica já chegaram à Igreja de Cristo Rei, onde se realizarão as cerimónias fúnebres a partir das 10.30 horas.
Fotos: Igor Martins
8.30 horas
Dragão recebeu milhares na despedida do capitão
Na quarta-feira, foram milhares os adeptos que se deslocaram ao Estádio do Dragão, onde foi velado o corpo do internacional português Jorge Costa.
O recinto azul e branco abriu as portas à população ao início da tarde, mas por essa altura já muitas figuras de vários quadrantes da sociedade tinham marcado presença no túnel do Dragão, onde foi colocada a urna. André Villas-Boas, presidente do F. C. Porto, esteve quase todo o dia em pé ao lado do caixão.
Fotos: Igor Martins