O jovem piloto Francisco Macedo, de 15 anos, sagrou-se campeão nacional de karting a dobrar, ao vencer os dois principais campeonatos, o X30 Sénior e o Sénior, logo no primeiro ano a correr na categoria. E este fim de semana pode juntar-lhes a Taça de Portugal. O sonho seguinte é dar o salto para a Fórmula 3.
Corpo do artigo
Francisco Macedo é, provavelmente, o Miguel Oliveira do automobilismo português, no caso por via do Karting. O vaticínio – desvendado ao JN - é da sua equipa técnica e advém do facto do jovem bracarense se ter tornado, aos 15 anos, o primeiro piloto a ser campeão nacional em simultâneo nas duas principais categorias do karting português: a X30 Sénior e a Sénior Max. Títulos conseguidos no primeiro ano em que competiu na categoria sénior.
O inédito feito de Kiko - diminutivo porque é conhecido – é, ainda, mais notável, porque começou a andar de karting aos 12 anos, quando a maioria dos campeões da modalidade começa a praticar a modalidade aos seis... Um dia, o avô levou-o ao Kartódromo de Braga e logo da primeira vez que pegou num kart de aluguer chamou a atenção de um funcionário, que lhe indicou um especialista.
Kiko conquistou já três títulos em Portugal e tem, este fim de semana, a possibilidade de conseguir mais um, já que vai competir na Taça de Portugal, que decorre no Kartódromo Internacional de Braga. Em 2021, ano em que começou a guiar um kart, ainda júnior, conseguiu a pole-position na Taça de Portugal realizada em Leiria, e só não venceu a prova porque um toque o pôs fora de pista.
A performance do jovem bracarense impressiona ainda mais os praticantes da modalidade pelo facto de, na esmagadora maioria das provas, conquistar a pole-position e na corrida começar logo de início a distanciar-se dos restantes competidores, os quais, recorde-se, correm com motores e chassis iguais.
Kiko combina as corridas com os estudos secundárias - com estatuto de atleta –, já que sonha ser engenheiro mecânico. Mas, o jovem, a família e os técnicos pensam que tem outro dilema: o de prosseguir a carreira no automobilismo, passando para um carro de Fórmula, possivelmente a 3. “Naturalmente que gostaria de prosseguir, mas é um salto que depende de vários fatores, nomeadamente o financeiro. Mas vontade e crença não me falta”, disse Francisco Macedo ao JN.
Carreira internacional
A partir de 2022, Franciso Macedo apostou nas grandes competições internacionais, como as IAME Euro Series, os campeonatos da Europa e do Mundo CIK-FIA e o WSK. Integra uma equipa italiana, onde, aos poucos, se tem imposto face a pilotos mais experientes. E onde exibe conhecimentos técnicos e uma conduta de rigor, dentro e fora das boxes. O traquejo adquirido entre os melhores do mundo deu-lhe as bases para ganhar a Taça de Portugal de Karting de 2022.
Em 2023, aos 15 anos, a idade mínima para competir como sénior, passou para a categoria rainha do Karting nacional, disputando os dois Campeonatos de Portugal organizados pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK): a categoria X30 Sénior, com motores IAME, e a categoria Sénior Max, com motores Rotax. Nas duas competições, entre mais de 30 adversários, Kiko foi sempre o mais rápido, vencendo quase todas as provas.