Os árbitros da A. F. Porto são dos que mais se destacam no quadro nacional e até internacional. Nas mais diferentes modalidades há casos de nomeações para fases finais de mundiais e até para premiações em que são eleitos os melhores do mundo nas respetivas modalidades.
Corpo do artigo
Artur Soares Dias, da A. F. Porto, foi esta terça-feira anunciado para arbitrar o segundo europeu consecutivo na carreira. No entanto, este não é um caso único de sucesso para a associação de futebol portuense. No futebol feminino, por exemplo, Sara Alves é a melhor classificada nacionalmente, contudo, os casos não se ficam por aqui e extrapolam o mundo do futebol.
No futsal, os irmãos portuenses Rúben Santos e Cristiano Santos fazem parte da elite de arbitragem mundial. Cristiano, inclusive, o mais velho dos irmãos, esteve nomeado no ano passado para o melhor árbitro do mundo, numa premiação da "Futsalplanet".
Já no futebol de praia, Sérgio Soares não faz por menos e também ele está entre os melhores. Recentemente foi nomeado pela FIFA para ser um dos responsáveis por ajuizar os duelos do Mundial de 2024, que decorreu nos Emirados Árabes Unidos e foi vencido pelo Brasil.
Por fim, mas não menos importante, este grupo de renome encerra com o árbitro Carlos Dias. Um caso de sucesso no futebol praticado por atletas com paralisia cerebral e que recentemente marcou presença no campeonato do mundo da categoria na Espanha.