Os Núcleos de Árbitros de Futebol e da Academia de Árbitros de Futsal da margem sul anunciaram, após reunião com o Conselho de Arbitragem e a Direção da Associação de Futebol de Setúbal, o boicote por tempo indeterminado aos jogos (futebol, futsal e futebol de praia) que envolvam as equipas EB D. João I e AD D. João.
Corpo do artigo
Esta reação coletiva dos núcleos de árbitros de Setúbal, Pinhal Novo, Almada e Seixal e Barreiro e Academia de Arbitragem de Futsal da Marquem Sul, tomada de "forma unânime e solidária", deve-se a "atos sem precedentes de perseguição, intimidação e tentativa de descredibilização" aos juízes que foram vítimas de uma agressão violenta no passado dia 18 por parte de elemento afeto ao clube GDBEB D. João I.
No comunicado emitido, as várias organizações de árbitros do distrito de Setúbal vincam que os "factos estão documentados, com provas já entregues às entidades competentes", e confiam que o caso será tratado com "o máximo de rigor, seriedade e consequências ímpares, tanto a nível desportivo como judicial".
Os árbitros apelam à compreensão dos outros clubes que possam sofrer constrangimentos nos seus jogos. "A nossa posição é firme. A segurança e dignidade dos árbitros não são negociáveis", adiantam.

