Maia-Vila F. C. foi dirigido por trio proveniente da Galiza. A 1 de novembro é a vez de um juiz português arbitrar em Espanha.
Corpo do artigo
Foi feita história nas divisões distritais da A. F. Porto. Pela primeira vez, um jogo foi apitado por uma equipa de arbitragem espanhola. Adam Rodríguez Delgado, Óscar Lista Rivera e Adrián González Rey, da Federação Galega de Futebol, ajuizaram o Maia Lidador-Vila F. C, com vitória para a equipa da casa por 3-0, e deram o pontapé de saída no programa de intercâmbio de árbitros da A. F. Porto e da federação daquela região espanhola. Agora, a 1 de novembro um árbitro português irá a Espanha apitar um jogo na Galiza.
Adam Rodríguez Delgado, árbitro principal, falou ao JN antes da partida e mostrou-se bastante agradado pela iniciativa. “O intercâmbio é bom para a nossa evolução. É um orgulho representar a Federação Galega e conhecer outras pessoas, arbitrar jogos fora daqueles a que estamos habituados, é muito bom para melhorarmos”, começou por dizer. Questionado se estava mais nervoso ou mais entusiasmado com esta iniciativa, o juiz utilizou uma expressão tipicamente espanhola, dizendo que estava com “ganas” para “entrar em campo e correr”. O árbitro espanhol ainda visitou a cidade do Porto e ficou fã.
José Neves, presidente da A. F. Porto, classificou este intercâmbio como “fundamental para a formação dos árbitros” e revelou ser essencial “para os árbitros da A. F. Porto serem melhores”.
“Queremos que os nossos árbitros cheguem aos campeonatos nacionais e com esta iniciativa vão estar mais preparados”. Presente no Maia Lidador-Vila F. C. esteve ainda Bernardino González, presidente do comité de árbitros da federação galega, que explicou ser “enriquecedor para os árbitros apitarem noutro país”.
O árbitro espanhol mostrou sempre um critério largo, deixou jogar e não apitou muitas vezes. Também não cedeu às pressões dos jogadores quando reclamavam.