O Conselho de Arbitragem explicou aos clubes da Liga as principais mudanças, ao nível de instruções para 2023/24. Conheça as principais alterações e aspetos mais relevantes, na nova temporada de futebol.
Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu, quarta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, todos os clubes da Liga, com o intuito de partilhar as instruções dadas aos árbitros para a nova temporada.
Na reunião estiveram presentes representantes de todos os emblemas participantes na competição, designadamente presidentes, treinadores, diretores desportivos, "team managers" e elementos das equipas técnicas, além do presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira. Compareceram ainda os árbitros, árbitros assistentes e VAR da principal categoria nacional.
Depois desta sessão, que foi apresentada pelo presidente do CA, José Fontelas Gomes, e pelo vice-presidente João Ferreira, os participantes foram convidados a ver o treino dos árbitros no relvado e assistiram ainda no centro de vídeo-arbitragem à forma como acontecem os processos de revisão dos lances.
Aqui ficam as principais recomendações e alterações, para 2023/24:
Amarelo imediato aos bancos
Entre as alterações mais relevantes, realce para o comportamento dos elementos dos bancos de suplentes. Nesse sentido, deixa de existir o aviso a quem está no banco, com o árbitro a passar logo à amostragem de cartão amarelo.
Maior compensação
O comportamento dos jogadores em campo e as atitudes para com os árbitros ou os adversários continua a merecer atenção, assim como o aumento da compensação por tempo perdido no decorrer do jogo. Neste particular, a assistência a jogadores ou conflitos em campo passarão a ver acrescidos os minutos considerados necessários. Já as paragens para substituições valem 45 segundos e os festejos após os golos um minuto.
Cartão por mão na bola deixa de ser mostrado
A principal alteração prende-se com o cartão amarelo mostrado nos lances de mão na bola, em casos de remate à baliza: se se tratar de um lance em que claramente não haverá golo, a admoestação (amarelo) deixa de ser exibida.
Pedagogia no VAR
Em relação ao vídeoárbitro (VAR), o objetivo principal da divulgação das comunicações será pedagógico, cessando a partilha quando o objetivo não estiver a ser cumprido.