O F. C. Porto tombou diante do Barcelona, esta terça-feira, em jogo a contar para a quinta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Apesar de Pepê ter inaugurado o marcador para os dragões, a dupla lusa Cancelo e Félix apontaram os tentos da reviravolta catalã.
Corpo do artigo
Apesar do início nervoso, em que o Barcelona se conseguiu superiorizar e levar perigo à baliza de Diogo Costa, o F. C. Porto somou inúmeras oportunidades para adiantar o marcador, mas encontrou pela frente um gigante Peña. Contudo, os dragões acabaram por se adiantar na partida, aos 30 minutos, com um golo de Pepê. Numa jogada de ataque rápido, o extremo brasileiro aproveitou a sobra no coração da área e bateu o guardião espanhol. Este foi o primeiro golo do recém internacional brasileiro nesta temporada, ao fim de 17 jogos.
No entanto, a dupla lusa do Barcelona mostrou-se um autêntica dor de cabeça para a defesa portista. Se João Félix foi somando iniciativas pelo corredor esquerdo, aos 32 minutos, na resposta ao golo azul e branco, João Cancelo pegou na bola, tirou João Mário da frente e atirou para estabelecer novo empate no encontro. No final do primeiro tempo, após erro de Diogo Costa, Raphinha teve nos pés o golo da reviravolta mas atirou ao lado.
No final do encontro, Evanilson, Pepe e Sérgio Conceição analisaram a derrota diante do Barcelona.
Termina a partida no Estádio Olímpico Lluís Companys. Apesar de ter entrado a vencer no encontro, com um golo de Pepê, à passagem dos 30 minutos, os dragões voltaram a tombar diante do Barcelona. Num recital luso, João Cancelo e joão Félix apontaram os dois golos da reviravolta catalã. Ainda na primeira parte, na resposta ao tento portista, o lateral protagonizou um lance de génio e, ao bater o compatriata Diogo Costa, estabeleceu o empate que se verificou à ida para o descanso. Já no segundo tempo, João Félix voltou a fazer o gosto ao pé, mais de dez jogos depois, ao aparecer a finalizar no coração da área portista.
Com este resultado, a formação espanhola apura-se para os oitavos de final da competição. Já o F. C. Porto adia as contas para a última jornada da fase de grupo, diante do Shakhtar Donetsk, terceiro classificado do grupo com nove pontos, em igualdade pontual com o F. C. Porto.
Numa jogada de envolvimento portista, fora da grande área, Francisco Conceição atirou à figura de Peña.
O árbitro italiano Daniele Orsato adicionou seis minutos de compensação ao segundo tempo.
Sérgio Conceição esgota as substituições com a entrada de dois avançados, Toni Martínez e Namaso, para os lugares de Galeno e Fábio Cardoso.
Sai Rapnhinha, um dos jogadores em maior evidência do Barcelona, e entra o jovem Lamine Yamal.
Numa bola picada para Raphinha, à direita do ataque catalão, o internacional brasileiro tentou puxar da bicicleta mas Diogo Costa foi imperial e travou aquele que seria o terceiro golo do Barcelona.
Na sequência de um canto batido na direita. Taremi foi às alturas mas não conseguiu cabecear à baliza defendida por Peña.
Xavi Hernández volta a mexer nas peças do tabuleiro, desta feita com a entrada de Baldé para o lugar de João Cancelo.
Sérgio Conceição volta a mexer na equipa. Saem Eustáquio e Evanilson e entram Nico Gonzáles e Francisco Conceição.
Num lance em que a defesa do Barcelona não fica bem na figura, Taremi assiste Evanilson mas, após vários ressaltos, o avançado não consegue finalizar. Na resposta, o Barcelona atirou mas Diogo Costa evitou o terceiro dos catalães.
Numa jogada de insistência, Raphinha atira à baliza portista, mas Diogo Costa defende o remate do brasileiro. Na sequência do lance, João Cancelo tenta entrar na área mas a bola sai para pontapé de baliza.
Xavi Hernández também promove alterações na equipa. Sai joão Félix, autor do golo da reviravolta catalã, e entra Ferran Torres.
Pepê trava em falta João Cancelo, que partia em ataque rápido, e vê a cartolina amarela.
Sérgio Conceição mexe na defesa portista. Jorge Sánchez entra para o lugar do amarelado João Mário.
Em nova incurssão pelo flanco esquerdo, na pequena área, Lewandowski não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento catalão.
Num golo com selo português, João Cancelo combina com João Félix e, na marca da grande penalidade, atira para o segundo golo da partida.
João Mário, lateral portista, trava em falta João félix e vê a cartolina amarela.
Numa bola lançada nas costas da defensiva catalã, Pepê tenta assistir Taremi mas, no coração da área, o avançado iraniano não consegue finalizar. Grande corte do defesa do Barcelona.
João Cancelo, autor do golo dos blaugranas, voltou a receber uma bola em excelente posição, mas não conseguir bater Diogo Costa. O remate sai à figura do guardião luso.
O avançado luso, novamente em evidência, rematou ao lado da baliza do F. C. Porto.
Nem um minuto se tinha jogado na segunda parte e, após o pontapé inicial, João Félix atirou de fora da área com estrondo à barra da baliza de Diogo Costa.
Em novo ataque rápido, Galeno abriu na esquerda e, na ressaca a outra enorme defesa de Peña, Pêpe apareceu isolado e apontou o primeiro da partida. Pepê estreia-se a marcar esta temporada, ao 17º jogo.
Após uma grande jogada individual no corredor esquerdo, João Cancelo entrou na área e rematou em arco longe do raio de ação de Diogo Costa. O Barcelona empata o jogo na resposta ao tento portista.
Depois de uma boa jogada entre Zaidu e Galeno, no corredor esquerdo portista, o lateral esquerdo aparece no coração da área mas não consegue finalizar.
Iñaki Peña volta a brilhar na baliza do Barcelona. O guardião espanhol, que já soma algumas defesas de alto nível, travou um remate certeiro de Alan Varela.
Após erro de Diogo Costa, a bola sobre para Raphinha e, sem oposição, o antigo extremo do Sporting e Vitória de Guimarães atirou ao lado.
O médio do Barcelona viu o cartão amarelo após falta no miolo portista, que impediu um ataque rápido dos visitantes.
O central do F. C. Porto viu o primeiro cartão amarelo, após falta no miolo portista.
Num ataque rápido com o envolvimento de muitos jogadores do F. C. Porto, Galeno aparece a finalizar mas Peña faz um enorme defesa.
Após cruzamento do flanco direto do ataque portista, Taremi apontou o primeiro da partida e levou os adeptos portistas à euforia. No entanto, o avançado iraniano estava em posição irregular.
Na sequência de um livre batido por Eustáquio, Alan Varela recebe a bola à entrada da área mas o remate sai desenquadrado com a baliza do Barcelona.
Numa jogada coletiva dos dragões, no flanco direito, Pepê cruzou para Taremi mas o passe foi intercetado pela defesa catalã. No pontapé de canto, a formação azul e branca não conseguiu levar perigo à baliza de Peña.
João Félix, após um contra-ataque rápido, aproveitou um ressalto e tentou o golo. No entanto, o remate foi desviado para canto por Pepe
O Barcelona, após o nervosismo inicial, tem somado oportunidades para apontar o primeiro tento da partida. João Félix, no corredor esquerdo, tem estado em evidência. O F. C. Porto tenta explorar o espaço nas costas da defesa catalã, mas Galeno não tem conseguido dar a melhor sequência aos lances de perigo.
No primeiro remate à baliza no encontro, Raphinha puxou a bola para o pé esquerdo e atirou à baliza do F. C. Porto. Diogo Costa estava atento e defenda a bola disparada pelo internacional brasileiro.
Nos minutos iniciais pautados pelo equilibrio, João Cancelo recebeu um passe de João Félix e, de fora da área, atirou ao lado da baliza defendida por Diogo Costa. O primeiro remate do encontro sai fraco ao internacional luso.
Daniele Orsato apita para o começo da partida. F. C. Porto com o pontapé de saída.
Depois de golear a formação sub-19 do Barcelona, por 4-0, na tarde desta terça-feira, a equipa jovem do F. C. Porto já se encontra nas bancadas do Estádio Olímpico Lluís Companys para assistir ao embate entre as equipas principais de ambos os emblemas, a contar para a Liga dos Campeões.
Antes do apito incicial, em declarações à Eleven Sports, Sergio Conceição e Xavi Hernández fizeram a antevisão ao encontro entre Barcelona e F. C. Porto.
"Vamos encontrar equipa fortíssima, com bons jogadores em todos os sectores, treinador com experiência muito grande nesta competição e nas outras todas. A equipa técnica tem demonstrado ser competente. Não há facilidades e estamos à espera de um Barcelona fortíssimo amanhã. Não estando um ou outro elemento, como do FC Porto não estará, há sempre soluções. Vai ser um jogo bem disputado e competitivo", referiu o técnico dos dragões.
"Sérgio Conceição tem uma equipa muito bem trabalhada, pressionam muito, é uma equipa de alto nível de Champions. Aconteceram-nos muitas coisas no Porto, a saída do Lamine, a expulsão do Gavi... O FC Porto dominou-nos na última meia hora de jogo e, amanhã, será um teste muito forte", sublinhou o treinador catalão.
O Shakhtar Donetsk venceu o Antuérpia, por 1-0, e subiu à terceiro aposição do Grupo H, com nove pontos, em igualdade pontual com Barcelona e F. C. Porto. O golo da vitória foi apontado por Mykola Matviienko, aos 12 minutos da partida. Com este resultado, adiam as contas finais do grupo para a última jornada.
Na espectativa face ao resultado do outro jogo do grupo, entre Barcelona e F. C. Porto, a formação ucraniana termina a fase de grupos da Liga dos Campeões com uma visita ao Estádio do Dragão, na derradeira jornada.
Com adeptos ainda a entrar no estádio, os dragões sobem para o aquecimento no relvado, onde já se encontravam os guarda-redes Diogo Costa e Cláudio Ramos. Os atletas do Barcelona também já estão em campo, a fazer exercícios de aquecimento.
O apito inicial do italiano Daniele Orsato está agendado para as 20 horas.
Condicionado a nível de opções para o setor defensivo, devido à suspensão de David Carmo e à lesão do lateral Wendell, Sérgio Conceição promove a titularidade de Pepe e Zaidu, que regressam de lesão.
Confira o onze: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu; Galeno, Alan Varela, João Mário, Pepê; Evanilson e Mehdi Taremi
Suplentes: Cláudio Ramos, Jorge Sánchez , Marko Grujic, André Franco, Iván Jaime, Nico González, Romário Baró, Francisco Conceição, Gonçalo Borges, Danny Namaso e Toni Martínez
Xavi Hernández, técnico catalão, face aos últimos confrontos do Barcelona, não poderá contar com a presença do guardião alemão Ter Stegen. Iñaki Peña é estreia na baliza, na Liga dos Campeões, numa formação que contará com a presença dos portugueses João Cancelo e João Félix.
Confira o onze: Iñaki Peña; João Cancelo, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, Kounde; Frenkie de Jong, Pedri, Gündogan; João Félix, Lewandowski e Raphinha.
Suplentes: Diego Kochen, Ander Astralaga, Sergi Roberto, Andreas Christensen, Álex Baldé, Marcos Alonso, Oriol Romeu, Marc Casadó, Fermín López, Lamine Yamal e Ferran Torres.
No outro jogo do Grupo H, que teve início agendado para as 17.45 horas desta terça-feira, ao intervalo, o Shakhtar Donetsk vai vencendo o Antuérpia. O golo da vantagem foi apontado por Mykola Matviienko, aos 12 minutos de jogo.
Com esta resultado, o emblema ucraniano soma, provisoriamente, nove pontos e iguala Barcelona e F. C. Porto na liderança do grupo. Já os belgas continuam sem somar pontos nesta edição da Liga dos Campeões.
Os jogadores do F. C. Porto e Barcelona já se encontram a caminho do Estádio Olímpico Lluís Companys, casa emprestada dos catalães para o restante da temporada. O apito inicial de Daniele Orsato está agendado para as 20 horas desta terça-feira.
Boa tarde, iniciamos aqui o acompanhamento ao minuto do jogo entre o Barcelona e o F. C. Porto, a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Estádio Olímpico Lluís Companys, casa empresta ao emblema catalão. Os culés lideram o Grupo H, com nove pontos, em igualdade pontual com os dragões.
Depois da vitória frente ao Antuérpia (2-0), os azuis e brancos voltam a defrontar os blaugranas, que não vivem o melhor momento da temporada. Já o Barcelona tombou diante do Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, por 1-0, e deixou as contas do grupo ainda em aberto. Em caso de empate, dependendo do resultado do duelo entre a formação ucraniana e o Antuérpia, no outro jogo do grupo, ambas as equipas podem garantir o apuramento aos oitavos de final da competição.
O encontro está agendado para as 20 horas desta terça-feira e será apitado pelo italiano Daniele Orsato, que contará com os assistentes Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, sendo Michael Fabbri o 4.º árbitro. No videoárbitro estarão Massimiliano Irrati e Paolo Valeri.