O Red Bull Bragantino, de Pedro Caixinha, e o Palmeiras, de Abel Ferreira, perderam, na madrugada desta quinta-feira, em duelos a contar para a 33.ª jornada do Brasileirão. Com este conjunto de resultados, o Botafogo, que nesta quinta-feira defronta o Grémio, continua na liderança do campeonato.
Corpo do artigo
No Estádio Urbano Caldeira, casa emprestada pelo Santos, uma vez que o Morumbi estava ocupado por um espetáculo, o São Paulo recebeu e bateu o Bragantino, de Pedro Caixinha, por 1-0. O golo da vitória surgiu dos pés de Erison, antigo jogador do Estoril, no tempo de compensação, de grande penalidade. Com esta derrota, o “leão da zona” atrasa-se na corrida pela liderança do campeonato brasileiro e permanece em terceiro lugar, com 58 pontos.
No final da partida, Pedro Caixinha abordou a pressão que a equipa sente ao lutar pelo título. “O lado emocional pesa muito. É por isso que precisamos de gerir, de forma inteligente, as nossas expectativas quando falamos sobre como temos de preparar a equipa emocionalmente. Hoje, de qualquer das maneiras, havia esse lado psicológico muito grande, porque seríamos líderes caso tivéssemos vencido. Não vamos modificar a nossa forma de ser e estar e os nossos comportamentos só porque aconteceu algo natural no futebol, que é perder. Mesmo com este resultado, ainda somos a equipa que perdeu menos vezes no campeonato”, garantiu o técnico luso, de 52 anos
Já no jogo grande da jornada, em pleno Maracanã, o Palmeiras, orientado por Abel Ferreira, perdeu com o Flamengo, por 3-0. Apesar do arranque promissor, um bis de Pedro e outro tento de De Arrascaeta sentenciaram as aspirações do Verdão, que ficou reduzido a dez jogadores no arranque da segunda parte, depois da expulsão de Gustavo Gómez. Este desaire, que relançou a equipa do Rio de Janeiro na luta pelo campeonato, deixou a formação de Abel Ferreira na segunda posição, em igualdade pontual com o Botafogo, com 59 pontos, mas mais dois jogos disputados.
Após o apito final, o técnico luso mostrou-se desagradado com a derrota e salientou que o campeonato será disputado até “à última” jornada. “Já disse aos meus jogadores que hoje poderíamos ter tirado o Flamengo da luta. Se o Flamengo tivesse perdido connosco, estava fora. Ganhou e acho que vai ser discutido até o último jogo por nós, Flamengo, Grêmio, Bragantino, Botafogo. Vai ser até o último jogo. É a sensação com que eu fico”, sublinhou Abel Ferreira.
O Botafogo, ainda na liderança do Brasileirão, esta quinta-feira, recebe o Grêmio, quarto classificado com 56 pontos, equipa que também está na luta pelo título.