Sporting e Benfica começam esta segunda-feira os treinos e o F. C. Porto volta ao trabalho na sexta. Plantéis estão ainda longe da versão final
Corpo do artigo
Com exceção de quem esteve nas seleções até mais tarde, acabaram as férias para os jogadores de Benfica e Sporting, que hoje começam a treinar, enquanto os do F. C. Porto voltam ao Olival na sexta-feira. Com cerca de um mês de pré-época pela frente, os plantéis de dragões, leões e águias estão bastante indefinidos, com muitas entradas e saídas por resolver, mas essa é uma realidade habitual, que os treinadores continuarão a viver já depois de iniciarem os jogos oficiais, pois o mercado só encerra a 31 de agosto.
Dos três grandes, é no Benfica que a mudança mais se fará sentir. As águias entram num novo ciclo, sob o comando do alemão Roger Schmidt, que nas próximas semanas vai apalpar o pulso ao plantel. O clube da Luz vendeu Darwin e Everton, tendo já anunciado a contratação de cinco jogadores: os laterais Bah e Ristic, o médio Enzo Fernández,, o extremo David Neres e o avançado Musa. Há mais reforços em perspetiva (Ricardo Horta é um desejo antigo e o médio ofensivo Reinier está em agenda, depois de gorada a chegada de Gotze), mas também muitas interrogações, em jogadores como André Almeida, Grimaldo, Pizzi, Taarabt ou Rafa, sem lugar garantido no plantel.
De novo com Ruben Amorim ao leme, o Sporting também tem pontas soltas, mas o registo é de continuidade. Saíram Feddal e Sarabia, entram o central St. Juste e o médio Morita, que já está em Alcochete, embora só deva ser oficializado em julho. De saída de Alvalade está Palhinha, rumo ao Fulham, e Matheus Nunes também é alvo de cobiça em Inglaterra.
No F. C. Porto, a sexta época seguida com Sérgio Conceição aos comandos pode trazer atrelada uma pequena revolução no plantel. A saída de Mbemba, em fim de contrato, não é dado garantido, mas Fábio Vieira já rumou ao Arsenal e Vitinha está a caminho do PSG, enquanto Otávio, Evanilson e Zaidu têm interessados, sobretudo na Premier League. Até agora, os dragões não fizeram contratações, mas estão no mercado por um ou dois centrais e ainda por um médio-ala. No entanto, se os titulares Vitinha e Otávio forem, de facto, transferidos, o meio-campo terá de receber reforços.
O Sporting vai fazer o estágio de pré-época em Lagos, de 10 a 20 de julho, enquanto o Benfica ruma ao St. George"s Park, nos arredores de Birmingham, entre os dias 8 e 14. O F. C. Porto ainda não oficializou o local de estágio, mas ao que tudo indica seguirá para o Vale do Garrão, no Algarve, de 6 a 14.
Braga prepara novidades
Numa altura em que faltam pouco mais de dois meses para o final do mercado de transferências, ainda não há grandes mudanças a assinalar nos plantéis das equipas da Liga. O Braga, por exemplo, ainda não anunciou qualque reforço - tal como adiantou o JN, Sikou Niakaté e Victor Gómez são esperados esta semana na "pedreira" - mas já há algumas caras novas de quem começou a reforçar cedo a equipa.
O Vitória de Guimarães, a primeira equipa a entrar em ação em jogos oficiais (defronta o Puskas Academy, na pré-eliminatória da Liga Conferência, a 21 e 28 de julho), deu as boas-vindas a Jota Silva, Ogawa, Matheus Índio e Anderson Oliveira. O Gil Vicente voltou a apostar no guarda-redes Stanislav Kritciuk, que chegou a custo zero, ao passo que o Boavista se reforçou com Sasso, Bruno Lourenço e o experiente Salvador Agra.
A subir
Águias incisivas
Talvez, ou de certeza, porque as últimas épocas foram desastrosas, o Benfica mostra-se mais ativo no mercado do que os rivais. A SAD liderada por Rui Costa tem feito os possíveis por dar a Roger Schmidt os reforços que deseja e há mais nomes de peso a caminho da Luz.
Fator Conceição
O plantel pode vir a ter várias baixas, mas no F. C. Porto a grande notícia do defeso será mesmo a continuidade do treinador. Apesar de ter sido apontado ao PSG, o técnico, vencedor de três campeonatos em cinco anos, parece estar de pedra e cal no Dragão.
A descer
Talento a fugir
As vendas de Darwin e Fábio Vieira, a que se devem juntar as prováveis transferências de Vitinha e Palhinha, são boas para os cofres dos três grandes e não há como lhes fugir, mas o nível de talento na Liga portuguesa vai baixar, quando comparado com o da época passada.
Reforço adiado
A confirmar-se a chegada de Enzo Fernández à Luz só no fim do ano, eis uma situação difícil de explicar aos adeptos, embora não seja inédita. No melhor dos cenários, o médio aterrará em Lisboa sem lesões e com o Benfica em todas as frentes. Mas também pode não ser assim.