A edição 2019/20 do principal escalão do futebol português arranca em Portimão, com o jogo entre o Portimonense e o Belenenses, a 9 de agosto (20.30 horas), anunciou esta terça-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Corpo do artigo
No dia seguinte (sábado, 10 de agosto) entra em cena o campeão nacional Benfica, que recebe, no Estádio da Luz, o recém-promovido Paços de Ferreira, às 21.30 horas.
Antes disso, mas ainda no sábado, o Santa Clara recebe o Famalicão (16.30 horas), enquanto o vice-campeão F. C. Porto desloca-se, pelas 19 horas, ao terreno do Gil Vicente.
No domingo, dia 11 de agosto, é a vez do Sporting arrancar na prova, com uma visita ao reduto do Marítimo, pelas 18.30 horas. Antes disso, há o Boavista-Aves (16 horas) e, depois o Rio Ave-V. Guimarães (20.30 horas) e o dérbi do do Minho, entre o Braga e o Moreirense (21 horas).
A jornada fecha na segunda-feira, 12 de agosto, com o Vitória de Setúbal a receber o Tondela, pelas 20.15 horas, situação que, logo à partida, contraria a garantia deixada por Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga, quando afirmou que os jogos à segunda-feira só aconteceriam "por necessidade", ou seja, quando uma equipa tivesse de jogar, noutras provas, a meio da semana anterior.
O calendário da primeira jornada foi fechado após uma reunião de marcação de jogos, na sede da LPFP, com a participação de representantes de todos os clubes, alguns por videoconferência.
Na mesma reunião, foram também acertadas as datas dos jogos das 2.ª, 3.ª e 4.ª jornadas, que serão "previsivelmente divulgadas a 5 de agosto", dia do sorteio do play-off da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que pode levar a "ligeiros ajustes".