Artem Nych era o trunfo escondido para vencer a Volta a Portugal
Artem Nych confirmou, este domingo, a vitória da 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta. Depois da reviravolta na Senhora da Graça, o russo da Sabgal-Anicolor afirmou-se como o principal favorito ao triunfo e ainda venceu o contrarrelógio individual, em Viseu, numa competição sem portugueses no pódio final.
Corpo do artigo
Depois de uma primeira semana difícil, com o abandono de Mauricio Moreira na véspera do dia de descanso, a Sabgal-Anicolor decidiu "reinventar-se" e acabou mesmo por levar de vencida a 85.ª edição da corrida mais importante do calendário velocipédico português.
Ainda que o campeão de 2022 tenha sido escolhido como chefe de fila pelo diretor desportivo, Rúben Pereira garante que Nych sempre esteve alinhado para discutir a Volta a Portugal. "O Artem é o corredor em Portugal com mais qualidade e com mais dedicação e profissionalismo que eu vi até hoje", afirmou aos jornalistas na conferência de imprensa.
Depois de ter tido "um dia mau" na subida ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, na primeira tirada, Artem Nych renasceu e venceu duas etapas da Volta a Portugal: a ligação entre Bragança e Boticas e o contrarrelógio individual deste domingo, em Viseu.
O vencedor da Volta a Portugal do ano passado Colin Stussi (Team Vorarlberg) ficou em 2.º lugar no pódio, a 1.23 minutos do camisola amarela, e Abner González da Efapel Cycling, que venceu a etapa da Senhora da Graça, fechou o pódio na 3.ª posição, a 2.38 minutos.
Numa Volta a Portugal com uma completa ausência de portugueses a liderar classificações secundárias ou a vencer etapas (com exceção da vitória de Rafael Reis no prólogo, em Águeda), o top 10 da classificação geral individual conta apenas com Gonçalo Leaça da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, que acabou na 4.ª posição a 3.07 minutos e com Afonso Eulálio da ABTF Betão-Feirense, que foi camisola amarela durante uma semana, na 10.ª posição a 5.57 minutos.
A 85.ª edição da prova foi ainda a despedida de Henrique Casimiro (Efapel Cycling) do ciclismo. O corredor alentejano foi homenageado na cerimónia final da Volta a Portugal e aplaudido por milhares de adeptos, nos últimos dias, com especial destaque para a receção em Mondim de Basto, no sábado.
Para o ano, a Volta a Portugal em Bicicleta terá início na Maia e final em Lisboa, com o dia de descanso a ser passado em Viseu e um regresso a Braga.

