Artur Jorge: "No Brasil vamos fazer 70 jogos, o Sporting fez 54 no ano passado"
O treinador do Botafogo Artur Jorge abordou a densidade competitiva no Brasil, dando o exemplo do campeão Sporting.
Corpo do artigo
O Brasil é um dos campeonatos com maior densidade de calendário desportivo, fruto do elevado número de jogos e das longas viagens. Artur Jorge, ex-treinador do Braga e agora no Botafogo, deu o exemplo do Sporting para justificar a quantidade de partidas por ano.
"O calendário é um tema diário aqui no Brasil. O problema existe, mas não há motivação sem problemas. Faremos mais de 70 jogos este ano, o Sporting, na época passada, foi campeão e fez 54. Vamos competir, em média, em sete jogos por mês", disse, no Thinking Football Summit.
O treinador português elogiou a organização do Botafogo e o departamento médico, aspetos chaves para conseguir ter sucesso num campeonato tão denso a nível de jogos. Além disso, os primeiros tempos de trabalho foram essenciais para agora liderar o Brasileirão.
"Tivemos uma metodologia de trabalho, desde cedo, que apostámos e deu certo. Foi ser logo muito intenso, para consolidar ideias e isso pesou nos jogadores, até perdemos os dois primeiros jogos. Mas agora está a dar resultado", acrescentou.