Há três anos, o técnico minhoto pegou na equipa a cinco jogos do fim e levou-a ao pódio. Agora olha mais para cima.
Corpo do artigo
Se Artur Jorge repetir agora o trajeto que, em 2019/20, permitiu à equipa arsenalista somar 10 pontos nas últimas cinco jornadas e acabar no pódio da Liga, os guerreiros, no mínimo, vão concluir o campeonato no terceiro lugar. Mas a expetativa aponta para uma melhoria classificativa, com o título na mira.
Corria já o verão de 2020 quando, à 29.ª jornada, o Braga perdeu em Vila do Conde com o Rio Ave (3-4). Custódio Castro, o terceiro técnico da época, cedeu então o lugar a Artur Jorge. A equipa, que se encontrava na quarta posição, a cinco pontos do Sporting, que era o terceiro, recuperou terreno e chegou ao pódio, numa prova que só acabou a 25 de julho, devido à interrupção de três meses de que foi alvo, por força da pandemia.
O Braga começou por ganhar dois jogos (Aves, 4-0, e Paços de Ferreira, 5-1), empatou um (B SAD, 1-1) e perdeu outro (Tondela, 0-1). Na última ronda, bateu o F.C. Porto, por 2-1, e assegurou a terceira posição.
Artur Jorge voltou esta época ao comando do Braga, desta feita desde o início e após 29 jornadas a equipa está em terceiro na Liga, com mais sete pontos do que o Sporting e olha para cima, pois vê o F.C. Porto a dois pontos e o líder Benfica a seis, equipa que terá de visitar na próxima jornada.
Se o Braga repetir o rendimento de 2019/20, ou seja, somar 10 pontos nas cinco jornadas finais, ficará agora, no mínimo, no terceiro lugar, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Champions. Nesse cenário acabaria com 78 pontos, quando o Sporting, no máximo, poderá chegar aos 76.
Tal como há três anos, o Braga terá três jogos em casa (Portimonense, Santa Clara e Paços de Ferreira) e dois fora (Benfica e Boavista). Com o terceiro posto bem encaminhado, a expetativa é a de tentar pelo menos o segundo, que vale a presença na fase de grupos da prova milionária, sendo o título luso o sonho máximo.
Ao contrário de 2019/20 em que foi afastado nos oitavos de final (1-2 na Luz, com o Benfica, ainda com Sá Pinto no banco), o Braga, nesta época, ainda terá de jogar a final da Taça de Portugal, frente ao F.C. Porto ou Famalicão. Novo troféu em aberto...