Revista "Forbes" anunciou lista que inclui jogadoras, dirigentes e empresárias. Escolhas recaem sobre os mais diversos desportos da esfera nacional.
Corpo do artigo
Como reconhecimento da prestação desportiva, mas também da competência demonstrada no dirigismo e agenciamento de atletas, a revista "Forbes Portugal" elaborou a lista das 40 mulheres mais influentes do desporto nacional, numa análise diversificada e abrangente.
Na listagem, ordenada pela publicação de forma alfabética, surge em primeiro lugar Alexandrina Cruz, presidente do Rio Ave e administradora da SAD do emblema vila-condense, que é a única líder de um clube que milita nos campeonatos profissionais. O artigo, que também enaltece o feito histórico da seleção feminina de futebol, que pela primeira vez participou num Campeonato do Mundo, coloca na listagem várias atletas que participarem nesse feito, como Cláudia Neto, Dolores Silva ou Kika Nazareth.
A "Forbes" dá ainda destaque ao feito da surfista Joana Andrade, que se tornou a primeira portuguesa a enfrentar as ondas gigantes da Nazaré, e também o papel de agentes e empresárias como Estrela Paulo, Raquel Sampaio, Ticha Penicheiro ou Marisa Mendes.
O artigo destaca a importância de igualdade de condições entre o desporto masculino e feminino, elegendo a as mulheres que integram a lista como promotora dessa evolução. “Entre as vitórias que conquistaram e as derrotas com que são obrigadas a lidar, estas mulheres são uma inspiração para as novas gerações”, menciona.
Conheça a lista completa aqui.