Portugal precisa de ganhar aos Estados Unidos ou de empatar se os Países Baixos perderem com o Vietname
Corpo do artigo
A vitória conseguida esta quinta-feira sobre o Vietname (2-0), na segunda jornada do Grupo E, deixou a seleção portuguesa com hipóteses de apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo que decorre na Nova Zelândia e Austrália, embora a tarefa das "navegadoras" não se adivinhe nada fácil.
Com três pontos no grupo, menos um do que os EUA e os Países Baixos, Portugal não depende de terceiros, mas está obrigado a pontuar no embate da próxima terça-feira com as norte-americanas (8 horas, em Auckland), atuais campeãs mundiais e primeiras classificadas do ranking da FIFA.
Se cometer a proeza de ganhar aos Estados Unidos, a equipa das quinas estará automaticamente apurada. Se empatar, só passará aos "oitavos" se o Vietname ganhar aos Países Baixos no outro jogo da terceira jornada, que se realizará à mesma hora, em Dunedin. Em caso de derrota, Portugal será eliminado da competição.
Uma igualdade servirá, se conjugada com derrota das neerlandesas, porque no Mundial o desempate entre duas equipas com os mesmos pontos se faz através da diferença total de golos marcados e sofridos no grupo (Portugal e Países Baixos entram na terceira jornada com um golo positivo, pelo que, se as lusas empatarem e as neerlandesas perderem, a equipa das quinas ficará sempre em vantagem).
O confronto direto, que neste caso seria desfavorável a Portugal, derrotado pelos Países Baixos na primeira jornada, é apenas o terceiro critério de desempate e não entra nesta equação.