A seleção portuguesa de futebol está obrigada a vencer o Gana para ter hipóteses de se qualificar para os oitavos de final do Mundial2014, mas já não depende apenas de si próprio. Ajuda da Alemanha e goelada forjam ténue esperança de apuramento.
Corpo do artigo
Um empate entre alemães e norte-americanos afasta, desde logo, o conjunto luso, uma vez que as duas equipas somariam cinco pontos, marca inalcançável pelo conjunto comandado por Paulo Bento.
O melhor cenário para a formação das "quinas" é a vitória da Alemanha sobre os EUA, que, se for por apenas um golo, obrigará Portugal a vencer o Gana por, pelo menos, quatro golos de diferença. Neste cenário, decidiriam os golos marcados.
Com vitória de 1-0 sobre Gana, Portugal passa se: A Alemanha ganhar por 5-0 aos EUA. Nesse caso, a equipa portuguesa ficará com quatro pontos, tantos quantos os norte-americanos, e com uma diferença de golos de 3-6, superior à dos Estados Unidos (4-8).
Com vitória de 2-0 sobre Gana, Portugal passa se: A Alemanha ganhar por 4-0 aos EUA. Nesse caso, a equipa portuguesa ficará com quatro pontos, tantos quantos os norte-americanos, e com uma diferença de golos de 4-6, superior à dos Estados Unidos (4-7).
Com vitória de 3-0 sobre Gana, Portugal passa se: A Alemanha ganhar por 2-0 aos EUA. Nesse caso, a equipa portuguesa ficará com quatro pontos, tantos quantos os norte-americanos, e com uma diferença de golos de 5-6, superior à dos Estados Unidos (4-5).
Será necessário recorrer a um sorteio se: Portugal ganhar por 2-0 ao Gana e a Alemanha bater os EUA por 3-0, ou se Portugal bater o Gana por 2-1 e a Alemanha vencer os EUA por 4-0. Nesses casos, Portugal e EUA ficarão empatados em pontos e golos.
Nas duas primeiras jornadas, Portugal foi goleado por 4-0 com a Alemanha e empatou 2-2 com os Estados Unidos, no domingo, salvando-se de uma inédita eliminação ao segundo jogo, em fases finais, aos 90+5 minutos, com um tento de Silvestre Varela, assistido por Cristiano Ronaldo.
Por seu lado, o Gana perdeu por 2-1 com os Estados Unidos e empatou a 2-2 com a Alemanha.