Final das competições profissionais aproxima-se, e, entre lutas pelo título, promoção ou permanência, ainda há muita coisa em jogo.
Corpo do artigo
A fase de decisões nas ligas profissionais do futebol português está a chegar ao fim, e, se algumas equipas já atingiram, ou falharam, os objetivos para a campanha atual, outras continuam a lutar pelas metas definidas no início da temporada.
No principal escalão do futebol nacional, F. C. Porto e Benfica continuam na corrida pelo título, com uma distância de quatro pontos a separar as águias, em primeiro lugar, e os dragões, no segundo posto, a duas jornadas do fim do campeonato. O Benfica já garantiu matematicamente a qualificação para a Liga dos Campeões, uma vez que tem, na pior das hipóteses, o segundo lugar assegurado, de acesso direto à fase de grupos da liga milionária, e apenas precisa de uma vitória frente ao Sporting, na 33.ª jornada, para se sagrar campeão. Já o F. C. Porto precisa de vencer os dois últimos jogos e esperar que os encarnados somem uma derrota e um empate, ou duas derrotas, nos dois encontros que faltam, para sonhar com o título. Caso as águias empatem as duas partidas restantes, e o F. C. Porto vença os jogos que tem pela frente, as duas equipas ficam em igualdade pontual, e, pelos critérios de desempate, os encarnados têm vantagem no diferencial de golos (+59 contra +46 dos dragões), uma vez que, no principal critério, de confronto direto, estão empatados - o Benfica venceu no Estádio do Dragão, na primeira volta, por 1-0, e o F.C. Porto foi o vencedor do encontro da segunda volta, por 2-1, no Estádio da Luz.
O terceiro lugar, de acesso à 3.ª pré-eliminatória da Champions League é ocupado pelo S. C. Braga, que está a uma vitória de confirmar a presença nas pré-eliminatórias da competição, que tiraria o Sporting da corrida aos milhões europeus. Caso o Sporting se mantenha no quarto posto até ao final do campeonato, irá disputar a próxima edição da Liga Europa, uma vez que F.C. Porto e S.C. Braga, apurados para a final da Taça de Portugal, já não poderiam ocupar a vaga na Liga Europa, conferida pela vitória na Taça, por se apurarem para a Liga dos Campeões. Na luta por um lugar nas pré-eliminatórias da Liga Conferência, reservadas para o 5.º e 6.º classificados, estão Vitória de Guimarães (5º lugar, com 50 pontos) e Arouca (6º lugar, com 48 pontos, mas um jogo a menos). O Chaves também tem possibilidades de atingir o sexto posto, mas já confirmou que não se vai candidatar à participação nas provas europeias, por não reunir os meios financeiros e estruturais necessários à participação nas competições europeias.
No fundo da tabela, Santa Clara (18º lugar, com 19 pontos) e Paços de Ferreira (17º lugar, com 20 pontos) ocupam os lugares de despromoção direta e podem descer na próxima jornada, caso não vençam os respetivos encontros. Já o Marítimo (16.º lugar, com 23 pontos), está em vias de disputar o playoff de manutenção, enquanto o Estoril Praia (15.º lugar, com 28 pontos) ainda não garantiu a presença no principal escalão nacional.
Liga 2
O Moreirense já se sagrou campeão da 2ª divisão, e vai estar presente na próxima edição da Primeira Liga. Na luta pelo segundo lugar, de acesso ao playoff de promoção, estão o Farense (2º lugar, com 63 pontos) e o Estrela da Amadora (3º lugar, com 60 pontos). No final do pelotão estão U.D. Oliveirense, Leixões, Nacional, B SAD, Trofense e S.C. Covilhã, que ainda não têm a permanência garantida. O S.C. Covilhã (18.º lugar) e o Trofense (17.º lugar) estão em posição de descida direta para a Liga 3, com a B SAD, no 16º posto, a ocupar a vaga do playoff de manutenção.
Liga 3
União de Leiria e Belenenses, já com a subida para a segunda divisão garantida, vão disputar o jogo de apuramento do campeão, no dia 20 de maio. Na eliminatória de acesso ao playoff de promoção à 2ª Liga, o Lank Vilaverdense leva vantagem sobre o S.C. Braga B, por ter vencido na casa dos bracarenses por 2-0, no jogo da primeira mão, disputado no último domingo. No próximo fim-de-semana, dia 21 de maio, as duas equipas voltam a encontrar-se, para decidir quem vai disputar o playoff de subida de escalão. De saída da Liga 3, por despromoção, estão S. João Ver, CDC Montalegre, USC Paredes, Vitória de Guimarães B, Vitória de Setúbal, Real SC, Fontinhas e Moncarapachense.
Campeonato de Portugal
Na fase final, o apuramento de subida de divisão é dividido por duas séries, cada uma com quatro equipas. Os primeiros classificados garantem a promoção, e disputam o apuramento do campeão, enquanto os segundos classificados são promovidos. O 3.ª e o 4.º classificado de cada grupo já têm a permanência garantida, pelo que nada se altera. A três jornadas do fim da fase de subida, ainda nada está decidido: na Série 1, o Lusitânia de Lourosa lidera o grupo, com 5 pontos, seguido de Amarante (4 pontos), S.C. Salgueiros (4 pontos) e Vianense (2 pontos); na Série 2, 1.º Dezembro, Pêro Pinheiro e Atlético CP têm 5 pontos, sendo o Lusitânia de Évora o último classificado, com 0 pontos.